Metra comemora 22 anos e investe na melhoria do transporte coletivo urbano

ShopTrans

 

Com a recente introdução de 25 novos ônibus e um serviço dinâmico, cada vez mais moldado às necessidades dos usuários, a Metra comemora neste mês de maio 22 anos de atividades. A operadora tem inovado e realizado ações para acompanhar as mudanças de comportamento da população, com a prestação de um serviço cada vez mais eficiente, seguro e confortável.

 

“Acompanhamos a mudança de comportamento, sobretudo entre os jovens, que têm optado por utilizar outros meios de transporte do que o individual para se locomoverem nos centros urbanos nos horários de pico”, destaca Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra. “É uma questão de consciência. Dirigir no nosso trânsito é muito estressante e os jovens não querem ter carro para ficar presos em engarrafamentos e terem gastos mais altos”, destaca.

 

Com índice de 86,7% de aprovação entre os clientes, segundo o mais recente IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente, que faz parte do IQT – Índice de Qualidade do Transporte, realizado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a Metra promove a integração cada vez maior com a comunidade e com os usuários para tornar a experiência em seus veículos cada vez mais eficiente, agradável e segura.

 

A empresa foi a primeira concessionária de transporte de passageiros do Governo do Estado de São Paulo, com atividades iniciadas em 1997, e pertence ao tradicional grupo Auto Viação ABC, cujos fundadores prestam serviços desde os primeiros anos do século 20.

 

A Metra atua no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na Extensão Diadema-Brooklin. Com 45 quilômetros de comprimento, liga as zonas Leste e Sul da capital e os municípios de São Paulo, Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo. São 33 quilômetros no trecho São Mateus-Jabaquara e 12 quilômetros no percurso Diadema-Brooklin.

 

Os serviços prestados a esses municípios fazem da operadora a única empresa brasileira a contar com uma estrutura diferenciada de serviços de transporte e frota de 270 veículos, dos quais 85 trólebus, 15 ônibus híbridos e um Dual Bus (elétrico híbrido + trólebus), que emitem zero ou quase nenhum poluente na atmosfera. Os demais são movidos a diesel com tecnologia Euro 5, de baixa emissão de poluentes.

 

A empresa administra o Corredor ABD de uma forma inédita no Brasil, sendo responsável pela conservação de todo o corredor viário, como rede aérea para os trólebus, terminais de embarque e desembarque, sinalização, pontos de parada, piso de passagem dos ônibus e jardinagem. Com trabalho voluntário dos colaboradores, a Metra também desenvolve o projeto de plantio de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD e, desde 2008 já plantou mais de 10 mil mudas que neutralizam os efeitos do CO2 lançados na atmosfera pelos ônibus e outros veículos. Pela ornamentação que suas flores proporcionam o corredor ABD recebeu a identificação de Corredor Verde ou Rota dos Manacás.

 

Para realizar esse trabalho, ao longo de 24 horas por dia, a Metra tem uma equipe de 1.700 colaboradores, entre motoristas, orientadores de público, bilheteiros, agentes de limpeza, fiscais, administradores, jardineiros e equipes de manutenção de veículos, prédios e equipamentos de sinalização. A gestão envolve ainda nove Terminais Metropolitanos e 110 paradas ao longo do corredor.

 

Outro diferencial da administração da Metra é a estação de tratamento e reuso de água que permite a sua utilização na lavagem dos ônibus por seis vezes antes de ser submetida ao processo de descontaminação e ser descartada. Esse sistema permite a economia aproximada de 10 milhões de litros de água por ano. (ShopTrans)