Veículos elétricos e híbridos, prioridade no setor automotivo

Revista do Frio

 

Além de sinais animadores de que a economia finalmente começa a andar, quem esteve no São Paulo Expo entre 23 e 27 de abril percebeu um recado específico transmitido aos profissionais do HVAC, mais uma vez presentes em grande número na Automec.

 

No lugar de produtos previsíveis, o evento bienal criado há 26 anos foi uma passarela de lançamentos envolvendo a climatização da próxima geração veicular em todo o mundo, representada pelos modelos híbridos e também os movidos exclusivamente por energia elétrica.

 

Em meio a mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais, cerca de 75 mil visitantes e a participação de 62 países, expositores especializados em ar-condicionado automotivo mostraram estar se preparando em ritmo acelerado para acompanhar a altura os novos tempos que se avizinham.

 

Foi o caso, por exemplo, da Royce Connect, que   apresentou na feira um compressor elétrico para o mercado de reposição destinado ao carro híbrido mais vendido do mundo, o Toyota Prius.

 

Montado no interior de uma caixa de acrílico, o equipamento permitia a visão interna de todos os seus componentes em pleno funcionamento. “Nesta versão, ao contrário da convencional, tracionada mecanicamente pela motorização do veículo, é o conjunto elétrico que determina o movimento mecânico”, explicou José Roberto Rodrigues, instrutor de treinamento da empresa, que neste ano comemora seu trigésimo aniversário.

 

Segundo ele, tal propriedade assegura a potência normal dos veículos, mesmo com o ar condicionado ligado, evolução também apresentada pelos modelos destinados a outra tendência mundial, os veículos autônomos.

 

De acordo com o gerente de Marketing da Valeo, Daniel Silveira, sua empresa vive um momento especial, justamente por estar fortemente engajada no fornecimento de sistemas de ar-condicionado para veículos autônomos elétricos.

 

“Só para você ter uma ideia, no último ano a gente registrou mais de 2 mil patentes do gênero na França. Aqui na feira nós mostramos um container de inovações, contendo itens que estarão no mercado em breve e alguns já comercializados no Brasil”, afirmou.

 

Tanta movimentação incluiu a montagem no estande de um sistema completo de ar condicionado para um carro híbrido dotado de condensador refrigerado a água, ao invés de ar.

 

“No carro híbrido elétrico, que teoricamente não vai ter mais o radiador na parte dianteira do compartimento do motor, você poderá   montar a climatização em qualquer outra parte, evitando com isso a necessidade de troca quase sempre inevitável no caso de uma colisão frontal”, exemplificou.

 

Outra preocupação da multinacional reside no fato de, muitas vezes, a atmosfera dentro do carro ser mais poluída do que a de fora. Por isso ela tem desenvolvido dispositivos que conseguem ler a qualidade do ar exterior e, diante desse parâmetro, coloca em funcionamento poderosos filtros externos.

 

“Ao mesmo tempo em que estivemos na Automec, participamos do Auto Show, em Shangai, onde mostramos uma série de itens desse tipo, até mesmo porque a China tem um problema sério de poluição”, explicou Silveira.

 

Em relação ao futuro, a indústria de origem francesa chamou a atenção de seus visitantes prevendo para um período entre dois e cinco anos o lançamento de sistemas capazes de identificar a temperatura e o batimento cardíaco do motorista e demais ocupantes do carro, para então regular todo o sistema de ar condicionado, a fim de lhes proporcionar o melhor conforto térmico possível.

 

Afinal, nada mais justo em se tratando de veículos autônomos, que terão todo o seu controle de forma automática, sem a intervenção humana.

 

Outras Áreas

 

Mas nem só de carros isentos de combustíveis fósseis viveu o maior evento da reposição automotiva da América Latina.

 

Prova disso estava no estande da Denso, onde Claudinei Teixeira, profissional responsável pela área de assistência técnica no Brasil, América do Sul e América Central, apontava como maior novidade de sua empresa os eletroventiladores utilizados para arrefecer os motores e as unidades térmicas dos veículos.

 

“De um lado, o motor tem a parte do radiador, o líquido anticongelamento que faz o arrefecimento passa pelo condensador e o eletroventilador força esse ar”, explicou.

 

O produto da Denso, segundo ele, tem vários detalhes que, em conjunto, proporcionam ganhos em vida útil, redução de ruído e performance, assim como uma condição de funcionamento muito mais uniforme na velocidade do ar e na troca térmica, ressaltou o engenheiro mecatrônico.

 

“Você não escuta uma turbulência muito significativa, e isso contribui para o conforto dentro carro. Além disso, a vazão e velocidade da hélice dão uma segurança maior na troca de calor, tanto no ar condicionado, quanto no circuito de arrefecimento do motor”, assegurou Teixeira.

 

A finalidade de toda essa troca de calor, segundo ele, é evitar o superaquecimento, conhecida causa de problemas como baixa lubrificação, empenamento de cabeçote e desgaste prematuro de vários componentes.

 

A descoberta de pontos de vazamento nos carros também foi uma área com novidades na Automec deste ano, conforme puderam perceber os visitantes da K11, importadora em cujo estande o representante comercial Cauê Egydio mostrava que a expertise da empresa na detecção de refrigerantes nos sistemas de ar condicionado, por meio de líquido de contraste e lâmpada de led ultravioleta, hoje também abrange arrefecimento, motor, direção hidráulica, transmissão e até combustível.

 

Itens consagrados do seu portfólio também puderam ser vistos por lá, caso do Tapa Fugas K11, homologado pela Ashrae, inclusive por não conter polímeros, o que evita o entupimento de capilares e válvulas de expansão, apresentando ao mesmo tempo alto rendimento.

 

“É compatível com todos os lubrificantes e fluidos refrigerantes de ar condicionado automotivo. Basta aplicar dentro do sistema e deixar circulando, juntamente com o óleo. Onde ele identificar uma fuga de pressão e troca de temperatura vai se aglutinar e vedar todos os furos ao longo da linha. Pode ser tubo de cobre, alumínio, borracha, solda, serpentina ou flange”, detalha Egydio.

 

Também teve novidades a mostrar na feira a Paccini Radiadores, empresa que distribui no Brasil a marca chinesa Procooler de radiadores, intercoolers, respiradores de óleo, aditivos e ferramentas que incluem um alicate especial para a abertura do radiador.

 

Dentre os destaques da companhia no Expo São Paulo estiveram os intercoolers para as linhas pesada e agrícola, destinados à refrigeração de motores turbinados, assim como uma linha de aditivos e higienizadores para ar condicionado incluindo um   bactericida que o próprio usuário pode aplicar nos aparelhos de sua casa, sem a necessidade de intervenção técnica.

 

No segmento de ferramentas especiais, por sua vez, fez sucesso no pavilhão a Artic Commander, linha da Mastercool totalmente automatizada para recolhimento, reciclagem, vácuo e carga de fluidos refrigerantes em sistemas automotivos, que abre possibilidades inéditas em termos de assistência técnica e treinamento.

 

Já homologada pela Toyota, inclusive para os carros híbridos, a estação possui diferenciais que incluem trabalhar como um tablet. Concebida segundo o conceito de internet das coisas (IoT), ela permite atualização automática, tendo sua tela totalmente compartilhada. “Um técnico pode acessá-la dos EUA, operá-la e fazer diagnósticos”, explicou André Oliveira, diretor geral da Mastercool no Brasil. (Revista do Frio)