Vendas no varejo cresceram 1,9% no primeiro trimestre de 2019

Frota & Cia

 

O varejo brasileiro fechou o primeiro trimestre do ano com um crescimento moderado nas vendas. De acordo com dados do Mastercard SpendingPulse™, que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos de varejo em todos os tipos de pagamentos, o volume total de vendas no trimestre cresceu 1,9% no comparativo ano a ano. Vale ressaltar, que os dados não incluem vendas de carros e de materiais de construção.

 

Com o Carnaval e três dias úteis a menos que no ano passado, março foi o mês mais fraco até agora. Dessa forma, registrando um recuo de 1,6% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

 

“Os sólidos resultados de janeiro e fevereiro elevaram os números trimestrais do varejo”. Quem diz é César Fukushima, diretor de análise avançada da Mastercard no Brasil. “Principalmente as drogarias e artigos pessoais tiveram um trimestre forte”.

 

Em comparação com o primeiro trimestre de 2018, quatro setores tiveram um crescimento acima do apresentado pelas vendas no varejo. Supermercados (2,6%), drogarias (5,3%), vestuário (2,2%) e artigos pessoais (6,6%). Entretanto, combustíveis (-0,9%) e móveis e eletrônicos (-2,9%) ficaram abaixo do crescimento total do varejo.

 

Na comparação ano a ano, as vendas de comércio eletrônico continuam com uma tendência de estabilidade e crescimento. Registrando aumento de 10,2% no primeiro trimestre. No último mês, o setor farmacêutico teve um desempenho melhor do que a média. Enquanto os setores de vestuário, móveis, eletrônicos, e hobby e livrarias ficaram abaixo.

 

Desempenho das regiões brasileiras no primeiro trimestre

 

As regiões Centro-Oeste (2,5%) e Sul (3,1%) tiveram desempenho superior ao do restante do país. Enquanto as regiões Norte (1,1%), Nordeste (0,7%) e Sudeste (1,6) apresentaram um crescimento de vendas abaixo do índice geral do País. (Frota & Cia/André Silva)