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Com o preço dos combustíveis em alta e com tendência de subir ainda mais, ter um carro econômico é mais importante do que nunca. Nesta lista vamos falar quais são os mais econômicos tomando por base o consumo urbano com gasolina registrado pelas montadoras para os carros inscritos no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Essa é uma ótima pergunta. Sim, os carros híbridos realmente são mais econômicos do que aqueles que usam apenas motores a combustão. No entanto, não há nenhum veículo híbrido no Brasil que custe menos de R$ 100 mil, ficando fora do escopo da maioria dos brasileiros. Por isso os híbridos têm uma lista específica só para eles.
Entre os tipos de carros automáticos à venda no Brasil, os equipados com câmbio CVT, de relações continuamente variáveis, costumam ser os mais econômicos, seguidos pelos que têm câmbio de dupla embreagem e, por último, os automáticos convencionais. Só que nenhum carro automático registrado no PBEV conseguiu ser mais econômico que os modelos da lista com transmissão manual ou automatizada, hoje só oferecida pela Fiat. Assim, há uma lista específica apenas para os carros automáticos mais econômicos.
Mas não tem nenhum SUV entre os mais econômicos?
Não. Se você está querendo um SUV e ainda tem em mente que quer um consumo excelente de combustível é bom ter em mente que nenhum utilitário esportivo oferecido no Brasil consegue sequer chegar perto do Top 10 entre os carros mais econômicos. Isso sem contar os que possuem auxílio híbrido.
Os SUV são maiores, mais pesados e não têm uma aerodinâmica otimizada. Tudo isso contribui para que não haja nenhum SUV entre os mais econômicos. Mas isso não significa que existam os SUVs mais econômicos ou menos econômicos entre eles. Também faremos uma lista apenas para os SUVs mais econômicos.
Confira quais são os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2019:
1) Renault Kwid
Motor: 1.0 12V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 10,3 km/l
Consumo rodoviário etanol: 10,8 km/l
Consumo urbano gasolina: 14,9 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 15,6 km/l
2) Volkswagen up! TSI
Motor: 1.0 12V turbo flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 10 km/l
Consumo rodoviário etanol: 11 km/l
Consumo urbano gasolina: 14,3 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 16,3 km/l
3) Volkswagen up! MPI
Motor: 1.0 12V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,6 km/l
Consumo rodoviário etanol: 10,6 km/l
Consumo urbano gasolina: 14,2 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 15,3 km/l
4) Renault Sandero
Motor: 1.0 12V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,5 km/l
Consumo rodoviário etanol: 9,6 km/l
Consumo urbano gasolina: 14,2 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 14,1 km/l
5) Fiat Mobi Drive GSR
Motor: 1.0 6V flex
Câmbio: automatizado de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,8 km/l
Consumo rodoviário etanol: 11,1 km/l
Consumo urbano gasolina: 14 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 15,9 km/l
6) Renault Logan
Motor: 1.0 12V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,4 km/l
Consumo rodoviário etanol: 10,2 km/l
Consumo urbano gasolina: 14 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 14,9 km/l
7) Peugeot 208
Motor: 1.2 12V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,6 km/l
Consumo rodoviário etanol: 10,7 km/l
Consumo urbano gasolina: 13,9 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 15,5 km/l
8) Fiat Mobi Drive
Motor: 1.0 6V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,6 km/l
Consumo rodoviário etanol: 11,3 km/l
Consumo urbano gasolina: 13,7 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 16,1 km/l
9) Fiat Mobi Easy
Motor: 1.0 8V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,2 km/l
Consumo rodoviário etanol: 10,2 km/l
Consumo urbano gasolina: 13,5 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 15,2 km/l
10) Ford Ka hatch
Motor: 1.0 12V flex
Câmbio: manual de 5 marchas
Consumo urbano etanol: 9,2 km/l
Consumo rodoviário etanol: 10,7 km/l
Consumo urbano gasolina: 13,4 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 15,5 km/l
(iCarros/Thiago Moreno)