Badajoz, na Espanha, recebe 15 ônibus 100% elétricos da BYD

Diário do Transporte

 

Badajoz, cidade da Espanha com mais de 150 mil habitantes, acaba de receber 15 ônibus 100% elétricos de 12 metros da BYD.

 

Adquiridos pelo operador de transportes públicos local, a empresa TUBASA (Transportes Urbanos de Badajoz, SA), os veículos já estão rodando pelas ruas da cidade localizada próxima à fronteira de Portugal.

 

Os ônibus 100% elétricos substituem a antiga frota de veículos a diesel, proporcionando uma substancial redução de custos operacionais.

 

Como noticiado pelo Diário do Transporte, os 15 ônibus foram encomendados pela TUBASA em julho de 2018. Relembre: BYD vende mais 57 ônibus 100% elétricos na Europa

 

A Tubasa é a atual concessionária dos ônibus urbanos em Badajoz, contrato que segue até o ano de 2037. A operadora conseguiu prorrogar a concessão por dez anos, com o objetivo de financiar a renovação da frota e as novas linhas da cidade. A Tubasa pertence ao Grupo Ruiz, um dos principais grupos de transportes rodoviários de passageiros da Espanha.

 

Os ônibus 100% elétricos serão equipados com baterias de fosfato de ferro lítio de última geração da BYD, sistema de gerenciamento térmico e potentes eixos traseiros. Eles possuem autonomia de 250 km entre as cargas, sendo que a recarga completa é alcançada em apenas quatro horas. A Tubasa instalou 15 pontos de recarga em sua base, na área industrial El Nevero.

 

Com direito a solenidade com a presença do prefeito de Badajoz, Franciso Javier Fragoso, a entrega dos ônibus marcou o compromisso significativo que tornará a cidade ainda mais ecologicamente correta. Fragoso prometeu que a mudança para uma frota de ônibus 100% elétrica continuará em Badajoz.

 

Com os 15 ônibus, a cidade se torna o maior usuário de ônibus elétricos na Espanha, com a TUBASA operando a maior porcentagem de ônibus elétricos dentro de qualquer frota de transporte público na Europa.

 

“A TUBASA estabeleceu um claro compromisso com a operação livre de emissões em Badajoz”, disse Javier Contijoch, vice-presidente de Vendas para a BYD Europe.

 

Península Ibérica 

 

Badalona, na província de Barcelona, confirmou a encomenda de oito ônibus 100% elétricos de 12 metros da BYD. A entrega está prevista para brev.

 

A BYD prevê ainda novas encomendas de operadores de ônibus em Madri e Valência, assim como da cidade portuguesa de Coimbra, que também irá receber a entrega de oito ônibus BYD. Esse movimento sinaliza a crescente demanda em toda a Península Ibérica por produtos elétricos da fabricante chinesa, livres de emissões.

 

Isbrand Ho, Diretor Administrativo da BYD Europe, afirma que o potencial no mercado ibérico da BYD está crescendo rapidamente com pedidos consecutivos da Espanha e Portugal. “Até agora, confirmamos 32 ônibus elétricos, que serão entregues nos dois países até o verão de 2019, e temos confiança de que haverá mais por vir. Estamos satisfeitos que essas cidades já tenham escolhido os ônibus de emissão zero que contribuem para a qualidade do ar”. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)