Jornal do Carro
Triciclo da Peugeot para comer ostras frescas; carrinho de supermercado da Ford com sensor de obstáculos; bicicleta que se transforma em cadeira… A imaginação dos fabricantes não tem limites. Vejamos, por exemplo, o caso da Ford. O fato de ser uma das maiores montadoras do planeta e de produzir o veículo mais vendido do mundo (caso da picape Série F) aparentemente ainda não é o bastante para ela.
A Ford vive inventando coisas. O mais novo protótipo da marca norte-americana não é um esportivo ou um SUV – afinal, isso seria óbvio demais. A Ford apresentou um carrinho de supermercado. Sim, você leu direito.
A empresa apresentou na Europa o protótipo de um carrinho de supermercado equipado com sistema de frenagem automática diante de obstáculos. De acordo com a empresa, o objetivo é evitar que crianças, ao brincar de correr entre as gôndolas, acabem gerando acidentes. Bom, quem aí nunca teve o tornozelo atingido por um carrinho no mercado? E, cá entre nós, na maioria das vezes a “barbeiragem” não é causada por crianças.
O protótipo do carrinho de compras utiliza a mesma tecnologia de frenagem autônoma empregada em automóveis. Na parte inferior dianteira, há um sensor que faz a varredura de pessoas e objetos à frente e aplica os freios diante da possibilidade de colisão.
Essa não é a primeira vez que a marca do oval azul apresenta suas invenções pouco ortodoxas. O protótipo de carrinho de compras faz parte de uma série da Ford chamada “Intervenções”. Ela leva para outros produtos a experiência e tecnologias desenvolvidas pela marca no setor automotivo. Entre as criações recentes da Ford há uma cama que evita a invasão de espaço entre os parceiros (inspirada no sistema de permanência em faixa) e uma casinha que protege os cães do barulho de fogos de artifício (sistema de cancelamento de ruído).
O Peugeot feito para degustar ostras
A Ford não está sozinha com suas invenções. Uma criadora de ostras da França encomendou à Peugeot um triciclo elétrico adaptado para piqueniques. O serviço ficou sob responsabilidade do Peugeot Design Lab. Os designers da marca do leão desenvolveram um modelo com capacidade de transportar ostras e bebidas para até 12 pessoas.
O “triciclo-bistrô” é dotado de mesa, que se abre para a degustação das ostras, e que também serve de bar. O frescor é preservado por um refrigerador integrado.
Há também um local para talheres e um cesto para guardar as conchas vazias no final do piquenique.
De acordo com a Peugeot, o bagageiro do triciclo, afunilado e fechado com correias de couro, evoca o capô de um carro antigo. Os detalhes de madeira e de inox se inspiram no universo da ostreicultura.
O Peugeot Design Lab foi criado em 2012. O objetivo é prestar serviços para clientes externos. Ele concebe produtos em todos os setores de atividade, exceto o automotivo.
A bicicleta que se transforma em poltrona e mesa
Bike Clandestina. É esse o nome que um grupo de empresas escolheu para batizar seu projeto de bicicleta multiuso. Além de servir para locomoção, ela pode se transformar também em poltrona e mesa.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, o objetivo é chamar a atenção para a alta carga tributária que incide sobre a bicicleta. O projeto é uma parceria entre a agência Talent Marcel, a revista Bycicling e a fabricante de bicicletas Cardoso Cycles.
Segundo comunicado das empresas, enquanto a taxação tributária sobre bicicleta pode chegar a 70%, no caso de móveis ela não excede 12%. O protótipo ainda não está à venda, mas há a possibilidade de entrar em produção.
De acordo com Denis Cardoso, responsável pela concepção e construção do modelo, “seria interessante chegar a uma reunião de bicicleta e ainda ter sua própria poltrona para sentar e aguardar na sala de espera, não?”.
O modelo conceitual foi feito com madeira, alumínio e aço, entre outros materiais. Segundo Cardoso, foram necessárias 650 horas entre a criação e a produção do protótipo. (Jornal do Carro)