Frota & Cia/Estradão
A produção de caminhões no Brasil cresceu 1,9% no quadrimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 34,2 unidades produzidas este ano e 33,5 mil em 2018. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na última terça-feira (07).
A alta demanda por caminhões pesados contribuiu para o resultado obtido. De acordo com a Anfavea, do total de veículos produzir até abril, mais de 18,8 mil são da categoria de pesados. Dessa forma, o segmento representou 55% da produção, além de o volume ser 24,5% superior ao apurado um ano antes, de 15,1 mil unidades.
Para o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, além do efeito da crise da Argentina, alguns setores da economia ainda patinam para impulsionar demanda na distribuição de carga no varejo. “Pesados e extrapesados ainda serão os protagonistas da recuperação o segmento de caminhão este ano, com o agronegócio demandando”.
Em relação ao ano passado, a produção de caminhões somou 9,4 mil unidades. Alta de 3,5% na comparação com o abril de 2018. No período, saíram das linhas 9,1 mil veículos. Já em relação a março, quando registrou 8,3 mil unidades, a alta foi de 13,1%. (Frota & Cia/Estradão/Ingrid Alves)