Revista Auto Esporte
A Ford não está com medo de apostar dinheiro no mercado de elétricos. A montadora americana investiu US$ 500 milhões de dólares na Rivian, fabricante especializada em veículos puramente elétricos. Como parte da negociação, as duas criarão juntas um novo modelo para o portfólio da Ford, usando a plataforma flexível dos modelos da Rivian.
Originária de Michigan, a Rivian já tem dois carros em produção, o R1T, uma pickup para cinco passageiros, e o R1S, um SUV para sete pessoas. Ambos chegam às ruas em 2020.
No trato, a empresa não ficará só com o dinheiro. “Acreditamos que a Rivian pode se beneficiar da expertise e recursos industriais da Ford”, disse Jim Hackett, presidente e CEO da marca.
O investimento feito pela Ford não faz parte dos planos previamente anunciados pela montadora em carros elétricos, que receberão um investimento pesado de US$ 11 bilhões. Além disso, a Rivian continua como uma empresa autônoma – ainda que Joe Hinrichs, presidente da Ford para a área automotiva, passe a participar do board da companhia.
Na cola da Tesla
A Rivian foi fundada em 2009, mas só em 2018 apresentou seus dois modelos a serem lançados no ano que vem. O primeiro a ser revelado foi a picape, bem ao gosto dos norte-americanos. Em seguida veio o SUV de sete lugares. Ambos usam a mesma plataforma e são quase gêmeos – possuem mesma dianteira, lanternas e painel.
Mas o que chamou a atenção foram os dados de desempenho. Segundo a Rivian, a picape R1T arranca até os 100 km/h em meros 3 segundos, marca invejável até para muitos esportivos. Ambos os modelos usam quatro motores elétricos (um em cada roda) que, combinados, são capazes de gerar 764 cv e um torque grosseiro de 114 kgfm.
São números de respeito para uma picape com mais de 2,6 toneladas. Outro dado expressivo – que certamente despertou o interesse da Ford – é a autonomia. Os modelos oferecem três diferentes pacotes de baterias (105 kWh, 135 kWh e 180 kWh) com autonomias que vão de 370 km a 643 km com uma carga completa.
Nos Estados Unidos, os modelos já têm preços definidos desde o fim de 2018, quando foram revelados. A picape será vendida a partir de US$ 61.500 (cerca de R$ 243,6 mil), e o SUV terá inicial de US$ 65 mil (R$ 257,5 mil). Por enquanto, a venda da dupla univitelina será restrita ao mercado norte-americano. (Revista Auto Esporte/Odhara Caroline Rodrigues e Diogo de Oliveira)