Carros bons que deveriam voltar ao Brasil

Jornal do Carro

 

Hoje, a montadora é líder de vendas. Na época, não era. Então, talvez a era de ouro da Chevrolet no País seja agora. Para a marca.

 

Para o consumidor, no entanto, houve uma época em que linha da montadora era muito mais incrível do que antes. Tinha Corsa, tinha Astra, tinha Vectra, tinha Meriva e Zafira. Tudo em dia com o mercado europeu, e com as tecnologias mais avançadas da indústria mundial na época – talvez, os motores fossem exceções (a marca nunca foi um grande destaque nesse quesito no mercado brasileiro).

 

Mas não foi apenas a Chevrolet que vendeu carros que deixaram saudades. Em uma época em que importantes carros globais como Focus, Fiesta e as principais versões do Golf estão dizendo adeus, relembramos carros que já estiveram aqui, mas não estão mais.

 

O que têm em comum? Como o Corsa, a maioria continua sendo feita em países da Europa, ou nos EUA. Mas, por aqui, são apenas uma alegre lembrança.

 

Nesse grupo, podemos colocar também o Mégane, da Renault. Foi um carro e tanto, em uma época em que a marca, no Brasil, era de fato Renault, e não Dacia.

 

Hoje, a Renault produz no Brasil carros de sua subsidiária europeia de baixo custo Dacia, e os vende com seu logotipo. Além do Kwid, que é um projeto da montadora para a Índia.

 

E quanto ao Fiat 500? Qual é hoje, no Brasil, a alternativa para quem quer um carro pequeno, urbano e cheio de tecnologia? Um Mini, talvez, mas o preço é bem superior ao que era sugerido para o pequeno hatch de origem italiana.

 

São muitos os carros que deixaram saudades, e que deveriam voltar ao mercado brasileiro. Tanto que não dá para falar sobre todos em uma mesma análise. Então, vamos dividir por partes. O post de hoje será dedicado à antiga família Chevrolet.

 

Marcas são de outro grupo

 

Nem que a Chevrolet quisesse reviver Corsa, Zafira, Meriva, Vectra e Astra no Brasil, ela poderia. Esses modelos eram de uma época em que a subsidiária brasileira era “casada” com a europeia.

 

Só que, assim como os Dacia são Renault no Brasil, os Opel eram Chevrolet no País. A Opel era a subsidiária alemã da Chevrolet.

 

Os carros da Opel eram vendidos em todo o Velho Continente. Exceto na Inglaterra. Por lá, usavam a bandeira Vauxhall.

 

Só que Opel e Vauxhall não são mais da General Motors, a empresa que é dona da Chevrolet. As duas montadoras foram adquiridas pela PSA, proprietária da Peugeot e da Citroën.

 

Muitos modelos Opel e Vauxhall que marcaram época no Brasil, no entanto, continuam existindo por lá.

 

Corsa e Vectra

 

O Corsa e o Vectra são candidatos a dois dos mais icônicos modelos da Chevrolet no Brasil. Talvez, percam apenas para o Opala.

 

O Corsa foi produzido no País, em dia com a Europa, durante duas gerações. Foi feito por aqui entre 1994 e 2012, e teve versões hatch, perua, sedã e picape.

 

Nos últimos tempos do Corsa, o que restava era apenas a versão sedã de primeira geração, reestilizada e, no fim, rebatizada de Classic.

 

O hatch Corsa, a versão de maior sucesso, foi sucedida pelo Agile em 2009. Em 2012, veio o Onix, que é hoje o carro mais vendido do Brasil.

 

Na Europa, ainda existe. Está em sua quinta geração, que começou a ser feita em 2015. Recentemente, ganhou a versão de apelo esportivo GSI – na linha 2019.

 

Já o Vectra foi apresentado aos brasileiros em 1993, mas a mais marcante geração no País foi sua segunda, de 1996. Era um dos carros nacionais mais tecnológicos e desejados da época.

 

A terceira geração do Vectra brasileiro, porém, já não estava em dia com o europeu. Foi desenvolvida no País, e usava a mesma base do Astra, que também já estava defasado por aqui.

 

Ainda assim, fez sucesso, e teve longa carreira. Só deixou de ser feito em 2011. Seu sucessor foi o Cruze.

 

Na Europa, o Vectra disse adeus antes, em 2008. Em seu lugar ficou o Opel Insignia, ainda em produção.

 

Astra

 

O hatch Astra teve versões hatch e sedã, e foi produzido no Brasil entre 1995 e 2011. É outro que, apesar de ter sido lançado em dia com a Europa, já era um dinossauro no mercado brasileiro em seus últimos tempos.

 

Por aqui, ele conviveu com o hatch Vectra GT, que era basicamente a nova geração do Astra europeu rebatizado para o mercado brasileiro.

 

Esse modelo foi lançado em 2007 mas, na verdade, também não tinha a mesma base do Astra feito na Europa. Por lá, o Opel Astra ainda é produzido, e está em quinta geração.

 

Zafira e Meriva

 

Os dois monovolumes foram também versões brasileiras de carros europeus, mas não sobreviveram por aqui por mais de uma geração.

 

Quando começou a fazer novas gerações desenvolvidas localmente, atrasadas ante as europeias, a Chevrolet decidiu desistir de Zafira e Meriva. Ambos foram substituídos por um único produto, o Spin, lançado em 2012.

 

Opel Zafira atual (em versão furgão)

 

Na Europa, a nova Zafira foi apresentada recentemente, como um modelo de passageiros com mais apelo comercial. Isso porque passou a ter também versão furgão. O Meriva deixou de ser produzido em 2017 para o mercado europeu. (Jornal do Carro)