Diário do Vale
O diretor da fábrica do Grupo PSA em Porto Real, Eduardo Chaves, descartou a possibilidade de encerramento das atividades da montadora em Porto Real. Ele disse que os boatos nesse sentido são completamente sem fundamento.
O vice-presidente de Comunicação, Relações Externas e Digital da América Latina do Grupo PSA, Fabrício Biondo, acrescentou que a a montadora tem diversos investimentos planejados para a fábrica e que ao otimismo do setor pode aumentar se as reformas propostas pelo governo federal – principalmente as da previdência e tributária – forem aprovadas.
De acordo com os executivos, a fábrica de Porto Real é uma das que têm o menor custo de produção entre as unidades produtivas da empresa, o que a torna candidata a mais investimentos, mas é necessário que o governo adote algumas medidas liberalizantes para que a produção brasileira fique em pé de igualdade com outros países.
“A fábrica de Porto Real é uma unidade competitiva em um país que não é competitivo” disse Biondo.
Segundo o executivo, é preciso que o governo tome algumas atitudes para reduzir os obstáculos à competitividade das montadoras no Brasil, principalmente nas áreas tributária e trabalhista. “Cerca de 50% do que precisa ser feito para que a indústria automobilística brasileira tenha o nível de competitividade da mexicana, por exemplo, cabe ao governo. A realidade é que atualmente é mais barato produzir carros no México do que no Brasil”, disse.
Biondo é vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e acrescentou que a entidade vai apresentar em breve uma lista de providências a serem tomadas pelo governo para melhorar a competitividade do setor.
Lançamento
O Grupo PSA iniciou nesta quarta, em seu Polo Industrial de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, a produção em série do Novo SUV Peugeot 2008. Inspirado na nova identidade de design da Peugeot, o veículo chega com novidades que o alinham neste quesito aos outros SUVs da marca.
“O Novo SUV Peugeot 2008 é outro lançamento importante do Groupe PSA na América Latina em nosso plano de crescimento rentável “Push to Pass”, que agora chega à sua segunda etapa, de 2019 a 2021. Ele se encaixa em nossa forte ofensiva mundial e regional em SUVs, e será um componente fundamental para a marca Peugeot continuar competindo com excelentes produtos neste segmento” declarou Patrice Lucas, Presidente Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do Groupe PSA.
“Um dos grandes desafios que temos em nosso planejamento é o de elevar os volumes vendidos na América Latina em 70% de 2018 até 2021, e o Novo SUV Peugeot 2008 será, certamente, um dos elementos que contribuirá para que possamos chegar a este objetivo” adicionou o executivo.
Remodelado ao gosto do consumidor latino-americano em projeto conduzido pela equipe de Estilo da América Latina, o Novo SUV Peugeot 2008 levou mais de dois anos para ser desenvolvido e cerca de 60 mil horas de trabalho. O projeto teve investimentos diretos de R$ 30 milhões na fábrica de Porto Real, além do veículo ter-se beneficiado, em grande medida, dos cerca de R$ 580 milhões investidos por ocasião do lançamento do modelo Novo SUV Citroën C4 Cactus, que demandou novas tecnologias e diversos processos polivalentes, que servem todos outros veículos fabricados no local, como o SML – o Sistema de Medição a Laser. Assim, os investimentos na fábrica de Porto Real continuam sendo feitos, mantendo-a altamente moderna e eficiente.
“Porto Real tem recebido grande atenção do Groupe PSA e continua mudando e se atualizando para receber novos modelos, como o Novo SUV Peugeot 2008. Entregaremos assim um veículo com um alto nível de qualidade, que certamente fará com que nossos clientes fiquem ainda mais satisfeitos”, declarou Jean Mouro, Vice-Presidente Sênior de Operações Monozukuri América Latina do Groupe PSA.
Além do Novo SUV Peugeot 2008, a fábrica de veículos de Porto Real também produz o 208 da Peugeot, além dos modelos Novo SUV C4 Cactus, Aircross e C3 da Citroën. O Polo Industrial do Groupe PSA na cidade conta também com uma moderna fábrica de motores, que completou a marca de 2 milhões de unidades produzidas em 2018 e que, neste mesmo ano, inaugurou uma nova linha de virabrequins. (Diário do Vale)