Evento abre espaço para debates sobre o futuro da tecnologia automotiva

IPNews

 

As atividades do segundo dia da 14ª Automec incluíram debates sobre os rumos tecnológicos, tendências e atualizações do setor automotivo no Brasil e no mundo, abordando questões como mobilidade urbana, políticas públicas, legislação e o uso de inteligência artificial na cadeia de produção e venda de automóveis e peças. Esses assuntos foram discutidos durante a feira, no Fórum Automec, na Manhã de Tecnologia Automotiva da SAE Brasil e no Nexus Connecting Days Latin America.

 

No período da manhã, as atividades da SAE Brasil envolveram painéis sobre dois temas atuais e de impacto para o público da feira: “O Novo Ecossistema da Mobilidade Influenciando as Empresas de Autopeças” e “Implicações das Novas Leis no Mercado de Reparação: Capacitação e Preparação da Rede”.

 

Durante a abertura do encontro, o diretor geral da SAE Brasil, Otacílio Gomes Jr., ressaltou o ambiente propício criado na Automec para os debates e reflexões sobre o futuro do setor. “Fiquei impressionado com a dimensão da feira, são 1500 marcas que incluem as maiores empresas de autopeças. E o tema aqui e lá fora é inovação. Vocês vão andar pela feira e verão isso por toda parte”, afirmou.

 

O evento contou com a participação de representantes de grandes empresas ligadas ao setor automotivo: Ricardo Bacellar (KPMG); João Victor Martins (Engie); Adalberto Maluf (BYD); Alfonso Abrami (Pieracciani Consultoria); Marcelo Torbitoni Lima (BOSCH); Marcos Vinicius Teixeira (Mopar – FCA).

 

“São diversas as mudanças que vão impactar a vida de muita gente, então é necessário pensar bem em como será realizada essa transição”, afirmou Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD, ao comentar a revolução que as novas tecnologias, sobretudo os veículos elétricos, causarão na mobilidade urbana e na indústria do automóvel como um todo.

 

Já no Fórum Automec, que teve sua segunda manhã de atividades, os assuntos foram voltados à Distribuição Automotiva, contemplando os seguintes temas: “Brasil: utilizando inteligência de mercado. Conheça o modelo push-pull e melhore sua rentabilidade”, com o Prof. Dr. Marcelo Gabriel, da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), e “Transformação Digital”, com Kevin Ardilla, da Yandeh.

 

Os dois convidados trouxeram opiniões sobre o atual cenário existente no mercado e falaram sobre estratégias envolvendo novas tecnologias que podem ser usadas para obtenção de melhores resultados. “Transição digital é um processo em que as empresas passam a usar ferramentas da tecnologia para reformular procedimentos, melhorar desempenho e aumentar a possibilidade de conquistar mais produtividade e bons resultados”, pontuou Kevin Ardilla.

 

No período da tarde, foi realizado o Nexus Connecting Days Latin America, que promoveu apresentações de projetos e soluções inovadoras. Os temas tratados foram: “Nexus Global figures – Moldando o futuro”, com Thierry Mugnier; “Figuras NAB”, com Anselmo Dias; “Brasil IAM + Digitalização”, com Kevin Ardilla; “Compliance”, com Leandro Martinho. (IPNews/Caio Alves)