Frota & Cia
O Volvo FH dá mais um salto tecnológico, testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada. De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. A nova tecnologia está presente em toda a linha F de caminhões Volvo – FH, FM e FMX – modelo 2020, disponível nas concessionárias da marca no Brasil a partir deste mês de abril.
“O trem-de-força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes”, afirma Alcides.
Mais de 1 milhão de km em testes
Para atestar esses resultados de consumo a Volvo fez testes com diversos veículos em operações reais, comparando-os com os modelos da geração atual.
“Foram mais de 1 milhão de quilômetros em testes em operações rodoviárias e fora de estrada, com clientes que transportam em todas as regiões do país, com implementos e cargas diversas, enfrentando topografias e estradas diferentes”, argumenta Carlos Paulin, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo.
Os resultados comprovaram as melhorias que a marca está implementando. “A questão do consumo varia bastante, de acordo com a realidade de cada operação. Mas nas composições mais pesadas, que trafegam em estradas com topografia acidentadas – muito comuns no Brasil – tivemos os maiores ganhos”, assegura Paulin.
Novidades internas no motor
Além disso, os motores do FH, FM e FMX ganharam também novos componentes internos que contribuem para a economia de combustível:
Novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz.
Novos anéis raspadores, resultando em menor atrito.
Novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido.
Novo Turbo com geometria mais eficiente.
Outra novidade é o novo lubrificante Volvo VDS 4.5, com viscosidade e aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%. (Frota & Cia/Ingrid Alves)