FCA disputa prêmio global de universidades corporativas

AutoIndústria

 

A FCA, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), é uma das empresas finalistas do GlobalCCU Awards, premiação mundial que reconhece as melhores universidades corporativas. O conglomerado automotivo foi selecionado pela FCA Latam Dealer Academy, programa de formação profissional implementado nas mais de 700 concessionárias das rede Fiat e Jeep no Brasil. Criada em 2014, a FCA congrega além de Fiat e Jeep, outras três marcas: Ram, Chrysler e Dodge.

 

O projeto vencedor será divulgado no mês que vem, em evento realizado em São Paulo.  São 20 finalistas de países como França, Alemanha, Rússia, Ucrânia, Índia, Suíça, dentre outros. O Brasil é representado ainda por programas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e McDonald’s.

 

“Embora com produtos distintos, as concessionárias precisavam falar a mesma língua e manter o mesmo padrão de qualidade. A FCA Latam Dealer Academy foi uma resposta à necessidade de criação de uma metodologia única de ensino com foco nas competências essenciais para a satisfação dos clientes”, conta Tai Kawasaki, diretor de desenvolvimento de Rede da FCA para a América Latina.

 

O FCA Latam Dealer Academy começou em 2016, com pesquisas de satisfação e revisão da grade curricular em parceria com o Isvor, a universidade corporativa da FCA, e envolvimento das áreas de vendas, serviços, técnica e administrativa das concessionárias.

 

O objetivo do programa era engajar mais de 20 mil profissionais da rede de concessionárias. Para isso, inovou nas estratégias de disseminação do conteúdo ao lançar mão de novas tecnologias de aprendizado, como “gamificação”, realidade virtual e aumentada nos treinamentos presenciais.

 

Um novo portal de treinamento, o World Class Dealer (WCD), foi lançado e integrou conteúdos e tecnologia em multicanais, com acesso por smartphones e tablets. A TVFCA, disponível no portal, teve sua programação ampliada com vídeos semanais. Segundo Rogério Ricci, gerente de treinamento da FCA,  o portal teve mais de 3 milhões de acessos somente no ano passado. No mesmo período, foram produzidos e divulgados 420 vídeos, com 6 milhões de visualizações.

 

Os usuários também podem interagir em tempo real com consultores de treinamento  – só em 2018, foram mais de 1,2 milhão de horas de treinamento e qualificação. Esse modelo de formação deve ser replicado em outros países da América Latina, admite Kawasaki.

 

A avaliação da evolução das concessionárias e dos funcionários envolveu ainda a elaboração de novos indicadores. O Índice Geral de Conhecimento (IGC), por exemplo, acompanha a realização do Percurso Formativo de cada profissional e de cada concessionária. (AutoIndústria)