Hyundai Caoa tem os clientes mais satisfeitos do Brasil

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro  

 

A Hyundai Caoa superou a Toyota e ficou no topo do ranking das marcas de carros com os clientes mais satisfeitos com o processo de venda. É o que aponta a edição 2019 da pesquisa feita pela subsidiária brasileira da consultoria J.D. Power.

 

Realizado anualmente, o estudo é batizado de Sales Satisfaction Index (SSI), ou índice de satisfação com vendas, em tradução livre. O SSI está em seu sétimo ano no Brasil.

 

A pesquisa afere a satisfação dos clientes com o processo de vendas nas concessionárias. São avaliados cinco atributos: negociação, entrega, vendedor, instalações e test drive.

 

A satisfação do brasileiro com as marcas de veículos cresceu. Em uma escala de 0 a 1.000 pontos, a média subiu 34 pontos, para 839 – um recorde.

 

Entre as chamadas marcas generalistas (têm carros de segmentos e preços diversos), a Hyundai-Caoa, companhia brasileira que importa e produz alguns modelos da marca sulcoreana, liderou o índice de satisfação, com 871 pontos. Empatadas em segundo lugar ficaram a Honda e a Peugeot, com 859 pontos cada. A Chevrolet ficou na terceira posição.

 

A Toyota, que ficou no topo do ranking nas últimas edições do SSI, caiu para o quarto lugar em 2019. Kia, HyundaiHMB (fabricante da linha HB20 e Creta) e Ford também ficaram acima da média nacional. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Tião Oliveira)