Diário do Transporte
A produção de ônibus no Brasil apresentou uma queda de 11,2% no primeiro trimestre de 2019, segundo levantamento divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta quinta-feira, 04 de abril de 2019.
Nos três primeiros meses deste ano, foram 6.116 veículos produzidos, comparados a 6.886 no mesmo período de 2018. A diferença foi de 770 ônibus.
A queda na produção de urbanos foi de 8,7%, passando de 5.299 unidades produzidas no primeiro trimestre de 2018 para 4.838 no mesmo período deste ano.
A produção de rodoviários apresentou uma queda mais expressiva, de 19,5%, passando de 1.587 para 1.278 veículos produzidos.
A comparação mês a mês apresenta uma queda ainda mais expressiva. Em março de 2018, foram produzidas 2.833 unidades, enquanto neste ano foram apenas 1.671, representando uma queda de 41%.
Apesar da queda na produção, as vendas de ônibus no Brasil cresceram 71,4% no primeiro trimestre deste ano, segundo um levantamento divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) nesta quarta-feira, 03 de abril de 2019.
Um dos principais fatores que podem explicar esta grande diferença entre produção e licenciamentos são as entregas para o Programa Caminho da Escola de veículos que já foram produzidos.
O programa ficou parado por quase dois anos desde 2016 por causa da crise econômica, mas uma nova licitação foi finalizada no ano passado, refletindo no primeiro semestre de 2019.
Além disso, houve os períodos de sazonalidade nas linhas de produção por causa de feriados do início do ano e o prazo habitual entre a produção de ônibus (habitualmente em duas etapas – chassi e carroceria) e o emplacamento.
Greves em montadoras, inundação na Mercedes-Benz e problemas de escoamento de produtos devido as chuvas também influenciaram na movimentação geral da indústria automotiva (contando todos os tipos de veículos).
As quedas nas exportações também influenciaram o nível de produção.
Em geral, a produção de veículos no Brasil caiu 10,1% em março comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram 240,5 mil unidades produzidas, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Considerando todos os veículos, o primeiro trimestre terminou com a produção de 695,7 mil unidades, uma retração de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Licenciamento
O licenciamento de ônibus, por sua vez, apresentou uma alta de 69,7% no primeiro trimestre, passando de 2.758 unidades para 4.680.
Comparando o mês de março deste ano com o de 2018, o número também aumentou. O número de ônibus licenciados foi 53% maior, passando de 1.039 para 1.590 unidades.
Confira o ranking de marcas divulgado pela Anfavea:
1º) Mercedes-Benz: 2.314 unidades, alta de 41,8%
2º) MAN/Volkswagen: 1.415 unidades, alta de 226,8%
3º) Agrale (inclui os miniônibus da Volare): 614 unidades, alta de 67,8%
4º) Volvo: 147 unidades, alta de 47%
5º) Iveco (inclui os miniônibus CityClass): 100 unidades, alta de 150%
6º) Scania: 60 unidades, queda de 52,8%
(Diário do Transporte/Jessica Marques)