Toyota promove premiação conjunta Brasil-Argentina

AutoIndústria

 

Pela primeira vez desde que instituiu o prêmio de reconhecimento dos seus fornecedores há 17 anos, a Toyota realizou cerimónia conjunta para homenagear os parceiros do Brasil e da Argentina pelos resultados obtidos em 2018.

 

Reflexo do trabalho de regionalização que a empresa vem passando em toda a América Latina, o 1º Toyota Latin America and Caribbean (TLAC) Suppliers Conference aconteceu na sexta-feira, 29, em Buenos Aires, com a participação dos principais dirigentes da montadora na região.

 

O evento, segundo a montadora, reconhece os fornecedores que atingiram metas e superaram expectativas da marca em relação aos serviços e produtos entregues no ano passado. Ao todo, 52 fornecedores, entre brasileiros e argentinos, receberam o grau de excelência máxima em cinco categorias: Qualidade, Logística, Custo, Segurança e Meio Ambiente.

 

A Yazaki Brasil foi premiada como o melhor fornecedor brasileiro e a Toyota Boshoku Argentina como o melhor do país vizinho. A cerimônia foi a última de Steve St. Angelo como CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela. O executivo será substituído por Masahiro Inoue.

 

Também estiveram presentes Tatsushi Murao, gerente geral de compras da Toyota Motor Corporation, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina, e Celso Simomura, Regional Officer de Compras e R&D da Toyota para a América Latina e Caribe, entre outros executivos da fabricante.

 

“A Toyota é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços e isso só é conseguido pelo trabalho conjunto que realizamos junto à nossa cadeia de valor”, comentou Celso Simomura após a premiação. “Aceitamos o desafio de trabalhar de forma regional, padronizando processos e nos focando nas melhores práticas, com o intuito de crescer de forma sustentável e aumentar a competitividade e fico satisfeito de ver que nossos fornecedores aceitaram esse desafio conosco”.

 

Na categoria Qualidade, para nomeação em Excelência no quesito, as empresas tinham de cumprir a meta de 0 PPM (partes por milhão), ou seja, as peças entregues não poderiam conter qualquer defeito. Neste critério, o fornecedor também não podia apresentar reclamações graves sobre seus desempenhos durante todo o ano de 2018. As empresas premiadas forama a Adient, Aisin, BASF, Casco, Cobra, Denso, Federal Mogul, GKN, Panasonic, Regali Fundição, Resil, SNR, Stanley e TPR no Brasil e CGR, Dietech, Inergy, Pirelli, PPG, Stilo, Sumitomo e Ventalum na Argentina.

 

Já o grau de Excelência na categoria Logística foi concedido aos fornecedores que dispunham, a um ano, do certificado neste requisito, além de cumprir o prazo estipulado na entrega de todas as peças, sem constar quaisquer divergências entre dias e horários. Os fornecedores homenageados foram a Basf, Bosal, Denso, Dunlop, GDBR, G-KTB, Maxion Wheels, P. Omnium, Regali, Sanko, SNR, TPR e ZF no Brasil e Allevard, Brembo, Bridgestone, Dietech, Ferrosider, Fric Rot, Iatec, Intexar, JTEKT, Plimer, Siderar, TTA, Ventalum, Yazaki Argentina e Yazaki Uruguai na Argentina.

 

Com relação à categoria Redução de Custos, os fornecedores avaliados com nível de Excelência excederam as expectativas da Toyota a partir de ideias já implementadas nesse sentido, Os premiados na categoria foram Advics, Aptiv, Denso, GDBR e U-Shin no Brasil e Allevard, Fric Rot, Iatec, Spicer e Stilo na Argentina.

 

A categoria Meio Ambiente premiou a Yazaki no Brasil e a Maro e Toyota Boshoku na Argentina, enquanto as eleitas em Segurança foram, respectivamente, KYB e Metalsa. (AutoIndústria)