Honda Accord tem novo recall para troca do airbag

Jornal do Carro

 

A Honda Automóveis do Brasil chama os proprietários de 1.920 unidades do Accord modelo 2003 a 2007 para uma segunda substituição do airbag do motorista. Esses exemplares já tiveram o dispositivo substituído, mas as novas peças também estava em um lote defeituoso da Takata.

 

De acordo com o comunicado da Honda, em caso de colisão frontal na qual o airbag pode ser ativado, há risco de rompimento da estrutura do insuflador. Essa é a peça responsável por inflar a bolsa. O rompimento da peça lança fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo. Assim, há risco de danos materiais, leões graves e até fatais aos ocupantes e a terceiros.

 

Para solucionar o caso, a Honda irá substituir novamente o conjunto de airbag do motorista nas unidades afetadas. O serviço é gratuito e a troca leva cerca de 48 minutos. Para outras informações e agendamento, a Honda coloca à disposição o telefone 0800 701 3432 e o site da marca.

 

O defeito no insuflador dos airbags da Takata teve as primeiras notícias divulgadas em 2014. Desde então, já atingiu 80 milhões de carros e 100 milhões de deflagradores das bolsas, no Brasil e no mundo.

 

Cerca de 30 montadoras têm carros com airbags da Takata. Entre elas, estão as também japonesas Honda e Toyota.

 

O deflagrador do airbag é uma peça responsável por inflar a bolsa na hora de um impacto. Ela fica envolvida por um revestimento metálico.

 

Em caso de colisão, a peça metálica se desfaz, enchendo a bolsa em milissegundos.

 

No caso dos airbags defeituosos da Takata, fragmentos metálicos do deflagrador podem ser lançados na direção dos ocupantes dos bancos dianteiros, causando ferimentos.

 

Apesar de o caso só ter se tornado público em 2014, envolve carros posteriores a esta data. Há registro de problema em um Honda Accord em 2004. (Jornal do Carro)