No Dia Mundial da Água, Metra reforça ações de preservação e uso racional

Secco Consultoria de Comunicação

 

A sustentabilidade e a preservação ambiental e dos recursos naturais fazem parte da filosofia da Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD. Na semana do Dia Mundial da Água, a empresa reforça suas ações voltadas para o sistema de reuso de água que proporcionam economia anual de 10 milhões de litros, o equivalente a aproximadamente quatro piscinas olímpicas, com 50 metros de comprimento e 25 de largura, ou 10 mil caixas de água residenciais com mil litros cada.

 

Com foco na sustentabilidade, no meio ambiente e em razão da limitação e escassez hídrica, desde 2008 a Metra implementou o projeto de reciclagem da água por intermédio do sistema de reuso, visando a conservação desse recurso natural. De acordo com a sua política de preservação ambiental e de responsabilidade empresarial, a empresa passou a utilizar água potável proveniente da SABESP somente para consumo humano e aplicação nos vestiários e banheiros (chuveiros, torneiras das pias e descargas sanitárias).

 

Para as atividades de lavagem dos seus 280 ônibus e trólebus, de peças, áreas dos corredores e calçadas da empresa e também dos pontos e terminais, a Metra utiliza água de reuso por intermédio do sistema de reciclagem. Para essas operações, usa detergentes e materiais biodegradáveis que não agridem o meio ambiente.

 

Toda a água utilizada nessas operações é segregada e direcionada para a estação de tratamento de efluentes da empresa ETE, onde são realizados os processos físico e químico com avançados equipamentos. Esse tratamento permite que a água seja sempre utilizada nas diferentes aplicações, como lavagem dos ônibus, calçadas da sede da empresa, dos pontos e terminais e da estrutura dos corredores, por intermédio do sistema de reuso ou reciclagem. Para ainda maior eficiência e redução do consumo nas operações da Metra também toda a água da chuva captada nas calhas de estruturas da empresa é encaminhada para a estação de efluentes para tratamento.

 

O sistema de reuso traz diversas vantagens não somente para a Metra, mas para toda a sociedade. Por ser um importante usuário de água, é fundamental que o setor industrial tenha o seu desenvolvimento de forma sustentável, adotando práticas como o uso racional e eficiente. Para a empresa, é de suma importância que a água possa ser reutilizada, no próprio processo e em outras atividades. Com a implantação de algumas dessas práticas é possível reduzir os custos financeiros e manter o comprometimento com as questões ambientais e sociais.

 

Além do sistema de reuso da água, a Metra desenvolve outras boas práticas ambientais, como coleta seletiva, canecas retornáveis e gerenciamento de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta, com respeito aos padrões do projeto dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), além de compostagem das podas de árvores dos jardins do corredor de trânsito dos ônibus (transformação do resíduo verde em adubo orgânico) e plantio de árvores, entre outras ações de preservação ambiental. (Secco Consultoria de Comunicação)