Mobilidade urbana é foco de parcerias do setor automotivo e startups de tecnologia

Portal Terra

 

O ano de 2018 foi importante para a mobilidade urbana no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o setor de veículos, motos, partes e peças teve um crescimento de 15,1% em vendas, o maior em 11 anos.

 

Outros setores também despontaram no período por conta da retração financeira, impulsionados pela insatisfação do consumidor com os transportes públicos e a diminuição da oferta de trabalho. Aplicativos de transporte como o Uber, bicicletas e patinetes como a Yellow Bikes, compartilhamento de carros e venda de autopeças online consolidaram-se neste cenário.

 

Segundo pesquisa da Dalia Research, empresa de tecnologia do transporte, o Brasil é o 5° país na lista dos que mais utilizam Apps para se locomover. O recente incentivo à indústria de veículos no Brasil, após a aprovação do projeto “Rota 2030” , estimula o investimento em novas tecnologias por parte das marcas, além da redução de impostos para esta categoria. Este panorama contribui para o surgimento de inúmeros modelos de negócios, provenientes da união entre o setor automotivo e as startups.

 

Para Ricardo Cabianca, sócio-líder da novovarejo.com, a tecnologia bem aplicada, pode e deve ajudar muito o avanço do segmento de Mobilidade Urbana, conectando e oferecendo conveniência no uso de produtos e serviços, tanto para as pessoas quanto para as empresas do setor. A novovarejo.com é uma retail tech fundada em 2018, especializada no desenvolvimento de soluções para o varejo no segmento de mobilidade.

 

Dentre seus produtos, o portal MOB1.ONE tem objetivo de ser a principal referência no consumo de produtos e serviços de mobilidade urbana, já conta com uma comunidade digital colaborativa, mob1.club, voltada para indicação de produtos e serviços sobre carros, bicicletas, peças online, aplicativos entre outros. Além disto, já lançaram a primeira fase do mob1.market, um marketplace vertical especializado em produtos de autopeças e acessórios para carros, motos e bicicletas.

 

O crescimento do setor automotivo pode ser atestado pela sua importância na arrecadação do país. A indústria automobilística tem uma participação de 4% na formação do Produto Interno Bruto (PIB) e contribui com 12% na arrecadação de impostos. Nos últimos 5 anos, a categoria está descobrindo o relacionamento digital com os consumidores, priorizando as pesquisas e a parceria com empresas de tecnologia especializadas em mobilidade urbana, tal qual a novovarejo.com.

 

É primordial que modelos de negócio consolidados adaptem-se à nova realidade. Parcerias entre o segundo setor serão fundamentais para gerar lucro e atender com agilidade clientes cada vez mais acostumados com tudo a um Smartphone de distância. (Portal Terra)