Operações brasileiras da Dana são premiadas globalmente por excelência

Sete operações brasileiras da Dana em Sorocaba e Jundiaí, em São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul, conquistaram o Prêmio DOS – Dana Operating System em cinco categorias por sua excelência e desempenho superiores ao longo de 2018. A operação de Eixos Dianteiros/Sorocaba recebeu o Destaque Ouro por seus resultados nos indicadores gerais.

 

As oito premiações foram nas categorias Jishukens, operações de Cardan/Gravataí e Juntas Homocinéticas para Cardans/Gravataí; Qualidade, Cardan/Gravataí; Melhor DOS, Tecnologias de Força/Gravataí; Produtividade, Fora de Estrada/Gravataí e Eixo Pesado/Sorocaba; Entrega, Forjaria e Usinagem/Jundiaí, e o Gold Award para Eixo Dianteiro/Sorocaba

 

Esta não é a primeira vez que as operações brasileiras da Dana conquistam o Prêmio DOS. As operações de Cardans, Fora-de-Estrada, Suspensão e Tecnologias de Força já haviam sido premiadas em 2013, 2014 e 2016. A estreante é a operação de Forjaria e Usinagem, de Jundiaí, que foi premiada pela primeira vez.

 

“É com muito orgulho e satisfação que agradecemos o empenho e dedicação dos nossos times para alcançar a Excelência Operacional. Somente uma equipe focada em atingir e superar as metas é capaz de ser reconhecida. Esse é nosso foco e o nosso Norte”, comentou o diretor de Operações para o Brasil, Alex Ricci.

 

Prêmio DOS

 

A Dana adotou em 2008, para todas suas operações mundiais o DOS, Dana Operating System, um “sistema operacional” composto por diversas ferramentas que estabelecem uma cultura, que apesar de baseado no Sistema Operacional da Toyota (TPS), combina outras ferramentas importantes de gestão e vai além da manufatura. É um modelo de gestão visual e por indicadores, focado em medir o que se faz e melhorar, alcançando os melhores resultados.

 

Para incentivar a melhoria continua das operações e ampliar o nível de adoção pelas mesmas, em 2013 foi instituído o “Prêmio DOS”. Baseado no desempenho e indicadores monitorados, reconhece as melhores operações mundiais, nos quatro grupos de produto (Veículos Comerciais; Veículos Leves; Fora-de-Estrada, e Tecnologias de Força (Power Technologies, que contempla as operações de Gerenciamento Térmico e Vedação).

 

As categorias são para todos os grupos de produto: Segurança, Qualidade, Entregas, Produtividade, DOS, Jishuken (um workshop focado na melhoria de processos e resultados). Cada grupo (Veículos Comerciais; Veículos Leves; Fora-de-Estrada, e Tecnologias de Força) reconhece também, como Prata e Ouro, suas melhores plantas, e por fim há o Diamond Award para a melhor planta mundial em todos os quesitos.