Volvo vai limitar carros a 180 km/h a partir de 2020

Jornal do Carro

 

A partir de 2020, todos os carros novos da Volvo serão limitados a 180 km/h. A novidade faz parte do plano Vision 2020 de segurança da marca. A Volvo quer zerar as mortes a bordo de seus carros a partir do próximo ano. A marca acredita que apesar dos avanços tecnológicos na segurança dos veículos, o comportamento dos motoristas precisa ser incluído na conta.

 

A limitação da velocidade máxima é apenas o primeiro passo nesse controle. A fabricante já começou a pesquisar a possibilidade de criar uma “cerca eletrônica” para limitar automaticamente a velocidade dos veículos. Quando eles trafegarem próximos de escolas e hospitais, por exemplo, a velocidade máxima será menor.

 

A investigação passa pela discussão sobre se as montadoras podem ter o direito de instalar tecnologias para mudar o comportamento do motorista. “Ainda não temos uma resposta certeira para a questão, mas precisamos tomar a frente e ser pioneiros”, afirmou o presidente da marca, Hakan Samuelsson.

 

“As pessoas geralmente dirigem rápido demais em determinadas situações. Também têm baixa adaptação à velocidade e suas próprias capacidades ao volante”, explica Jan Ivarsson, especialista em segurança da Volvo.

 

Volvo terá mais medidas

 

Além de limitar as velocidades, a marca também poderá tomar medidas contra intoxicações, por bebida ou drogas, e distração ao volante. Os dois problemas são grandes causas de acidentes e a Volvo deverá apresentar ideias para combatê-las ao volante em breve. (Jornal do Carro)