Te cuida, Tesla! Volvo anuncia carro elétrico Polestar 2 para 2020

Canal Tech

 

O carro elétrico é um caminho sem volta na indústria automobilística. E, quando se pensa em um modelo desses, qual marca lhe vem à cabeça? Tesla, certo? Com seu mais novo Tesla 3, provavelmente. Bem, a sueca Volvo e sua submarca voltada à performance, a Polestar, querem acabar com a hegemonia dos americanos no segmento topo de linha e anunciaram o Polestar 2, sua segunda empreitada dentro dos automóveis elétricos. Ao contrário da primeira versão, este modelo não terá o auxílio de um propulsor à combustão. Concorrente direto do modelo 3 da Tesla, o sedã elétrico combinará poder com inteligência, sendo o primeiro carro a apresentar a nova versão nativa do Android da Google para carros.

 

Segundo a Volvo, o Polestar 2 deve poder viajar 443 km com uma única carga, graças a uma bateria de 78kWh que compõe todo o chão do carro. Em termos de desempenho, a agradável surpresa: o Polestar 2 virá com nada mais, nada menos, do que 408cv de potência, distribuídos em dois motores elétricos. E justamente por causa desse tipo de motor que o torque será entregue de imediato. Somado à tração nas quatro rodas, o possante poderá ir de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

 

Vai doer no bolso

 

A versão de entrada do Polestar 2 deve aparecer no mercado custando cerca de 39.900 euros, quase R$ 167 mil. A montadora avisa que, após o segundo ano de produção, venderá versões do carro que custarão até 59.900 euros, mais de R$ 250 mil. A versão disponível quando o carro for lançado no final deste ano custará 55 mil euros (R$ 235 mil) e será uma espécie de edição limitada de lançamento. A pré-venda já foi iniciada e a produção começa no próximo ano na China, onde a matriz chinesa da Volvo Geely está sediada. A lista de mercados que receberá o automóvel é ousada: China, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Bélgica. Ainda não há informações sobre o lançamento na América do Sul — nem no Brasil.

 

Melhorias

 

O Polestar 2 representa um grande passo à frente. Será o primeiro carro que a Polestar produz em escala, um processo que, acredita-se, não conterá muitos contratempos, já que a montadora pode confiar na experiência da Volvo. É também um carro mais prático do que o Polestar 1, com um estilo mais “convencional”, cinco portas (ou seja, a traseira abre como um hatchback) e espaço para cinco pessoas. Ele oferece mais espaço de armazenamento que o Polestar 1, já que a bateria EV fica embaixo do assoalho.

 

Além disso, o interior do Polestar 2 parece mais desenvolvido e coerente do que o do Polestar 1. A peça central é uma tela sensível ao toque de 11 polegadas com formato mais vertical, onde o sistema de infotenimento nativo da Google para carros faz todo o trabalho.

 

As empresas automobilísticas construíram sistemas de infoentretenimento no Android no passado, mas eles basicamente tiveram que desembolsar o sistema operacional de código aberto e construir sua própria solução no topo. Além disso, a Google não estava envolvida nesses esforços. Isso significava que os carros acabariam com versões desatualizadas do sistema operacional, o que complicou as atualizações e a segurança.

 

Em 2017, a Google anunciou que estava trabalhando em uma versão nativa do Android para carros com a Volvo e a Audi como os primeiros clientes. Ela mostrou uma versão mais completa em 2018. Outras montadoras já assinaram, mas a Volvo será a primeira a lançar a experiência no carro, começando com o Polestar 2. (Canal Tech/Felipe Ribeiro)