O carro veterano que começou a se dar bem

Jornal do Carro

 

Ainda faltam dois dias (30 e 31) para o fechamento do número de emplacamentos de janeiro. Porém, já dá para saber quais foram os carros que, no “top 20” do ranking de vendas, se deram bem no primeiro mês de 2019. Um dos destaques é o Volks Fox, um carro veterano que começou o ano muito bem.

 

Também estão na lista dos carros que se deram bem em janeiro o Renegade e o Mobi. O modelo da Jeep começou o ano da mesma maneira que terminou 2018: na liderança do segmento de SUVs.

 

Em janeiro, o Renegade deve superar até mesmo o Compass, o SUV mais vendido do Brasil em 2018. Em dezembro do ano passado, o Renegade já havia liderado a categoria. Assim, caminha para seu segundo mês seguido em primeiro lugar.

 

Tania Silvestri, diretora da Jeep para a América Latina, atribui o sucesso do Renegade às mudanças aplicadas à linha no ano passado. “Houve reestilização, com novo conjunto ótico, e reposicionamento das versões”, ela explica.

 

“Desde então (isso ocorreu no último trimestre do ano passado), as vendas no varejo aumentaram quatro vezes”, diz. “Além disso, das vendas diretas, 20% são para o público PCD (pessoas com necessidades especiais).”

 

Entre os dias 1º a 29 de janeiro, o Renegade somou 4.215 emplacamentos e foi o oitavo carro mais vendido do País. No segmento de SUVs, que o Jeep lidera, o segundo colocado é o Compass, seguido pelo Nissan Kicks. O Honda HR-V ocupa a quarta posição e o Hyundai Creta, a quinta.

 

Os dois hatches compactos Fox e Mobi também se deram bem em janeiro. Nos primeiros 29 dias de janeiro, o Volks Fox somou 3.593 emplacamentos e foi o 14º carro mais vendido no Brasil.

 

Trata-se de uma bela escalada no ranking. No ano passado, o carro foi apenas o 22º mais vendido do País.

 

A boa posição no ranking parcial de janeiro é um mérito e tanto para o Volks Fox, um carro que não recebe atualizações importantes há anos. Havia rumores, inclusive, de que o modelo sairia de linha.

 

No ano passado a linha foi reposicionada e restaram apenas duas versões.

 

No entanto, o Volks Fox voltou a mostrar força nos emplacamentos, e pode ser uma arma importante para sua montadora na briga pela primeira posição do ranking de vendas em 2019.

 

Já o Mobi foi o décimo carro mais emplacado no Brasil de 1º a 29 de janeiro, com 3.913 unidades. Em 2018, ele havia sido o 14º colocado no ranking.

 

Além de ganhar algumas posições, o Fiat se coloca, depois de muitos meses de derrotas, à frente de seu principal rival direto, o Kwid. Por enquanto, o modelo da Renault é apenas o 12º mais emplacado no mês. (Jornal do Carro)