Diário da Região
O salão do automóvel é o grande momento, todo ano, para as montadoras apresentarem ao público suas principais novidades. Trata-se de um grande palco que pode ajudar a elevar a expectativa para os lançamentos que chegarão ao mercado durante o ano seguinte. E 2018 foi especial. A 30ª edição bateu recordes, ampliou experiências e recebeu aproximadamente 742 mil pessoas durante os 11 dias de evento em novembro.
A disputa pela atenção do público foi intensa e algumas marcas acabaram se destacando. Entre elas está a Chevrolet, que apresentou aos visitantes o Bolt EV, seu primeiro carro elétrico que será lançado no Brasil em 2019.
Segundo a montadora, os carros elétricos são o futuro e, por isso, são parte do foco da marca para os próximos anos. O Bolt EV é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número que, de acordo com a Chevrolet, é superior a qualquer outro veículo de sua categoria.
Além disso, o modelo conta com um sistema regenerativo, ou seja, que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações durante seu trajeto para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas. Ou seja, quanto mais você anda, mais energia você gera.
A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções para diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 km.
Outra vantagem apontada pela marca para o seu novo carro é a economia. Segundo a Chevrolet, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico é cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido à gasolina.
Mas o destaque do Bolt EV não é apenas o fato de ser elétrico. Ele também tem elementos que o inserem entre os veículos mais tecnológicos do mercado, como espelho retrovisor central por câmera, assistente de estacionamento com visão 360 graus, painel digital customizável, Driver Information Center com tela de 10,2 polegadas, faróis com tecnologia HID, pneus auto-vedantes, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego e mais.
Volkswagen
A Volkswagen seguiu em um caminho oposto e trouxe para o salão seu primeiro SUV compacto, o T-Cross, o primeiro, também, a ser produzido pela montadora no Brasil e que, segundo eles, chegará para revolucionar os padrões do segmento, com cabine espaçosa e confortável, avanços nos recursos tecnológicos, conectividade e segurança.
A montadora ainda promete que o T-Cross oferecerá itens exclusivos no segmento, como o painel totalmente digital (Active Info Display), seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para celular no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em LED e acabamento com apliques no painel.
O veículo será produzido dentro de quatro pilares que a marca segue como padrão para seus modelos: “Be Practical, Be Intuitive, Be Cool, Be safe”. E essas são as quatro principais características do T-Cross, que buscam atender às expectativas do cliente desse tipo de veículo.
Segundo a Volkswagen, pesquisas mostraram que o consumidor quer um veículo “prático”, com mais espaço e flexibilidade; “descolado” – com design marcante e que permita personalização; “intuitivo” – digital e conectado; e “seguro” – que ofereça o máximo de segurança tanto para os ocupantes quanto para o trânsito em geral.
No Brasil, o T-Cross terá exclusivamente motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor para entregar alta eficiência energética e prazer ao dirigir. O motor 250 TSI Total Flex gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm.
E a tecnologia parte do veículo trará um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e um quadro de instrumentos totalmente digital “Active Info Display” de última geração.
Ford
A Ford também estava no Salão com um SUV. Eles apresentaram durante o evento o Edge ST 2019, que, inclusive, já está em pré-venda no site da montadora. Segundo a marca, esse é o primeiro veículo no Brasil com o Sport Technologies, que se caracteriza por trazer para as ruas tecnologias de performance desenvolvidas para as pistas.
Além de novo motor, transmissão e suspensão, o modelo 2019 do Edge traz design renovado e tecnologias avançadas de segurança e assistência ao motorista, junto com seu padrão de conforto e espaço interno.
O SUV da Ford é equipado com um novo motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost, que gera potência de 335 cv e torque de 534 Nm com tração nas quatro rodas sob demanda. A transmissão automática de oito velocidades vem com seletor rotativo E-Shifter no console, comandos de troca no volante e o novo modo de condução Sport, para respostas mais agressivas.
Outra exclusividade da marca é o “Ford Copiloto 360”, um pacote de tecnologias de assistência ao motorista que inclui frenagem de emergência automática, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, câmera de visão traseira e faróis altos automáticos.
BMW
Já para quem buscava por luxo e alto desempenho no salão, a BMW apresentou o seu novo Série 3, parte da linha de sedans premiuns da marca. Adotando uma nova linguagem de design, a marca trouxe um veículo mais longo que seu antecessor (4,709 metros), 16 mm mais largo (1,827 m) e apenas 1 mm mais alto (1,442 m). Por sua vez, a distância entre eixos do sedã é 41 mm (2,851 m) maior que a do Série 3 anterior.
Essa nova linguagem também impactou nos elementos internos do modelo. O novo agrupamento de mostradores do painel de instrumentos, o console central em posição mais elevada e o design do conjunto formado pela iluminação, pelo painel de instrumentos e pela guarnição dos painéis das portas, criam uma sensação de amplo espaço, além de uma aura esportiva.
O novo BMW Série 3 será oferecido com cinco diferentes opções de motores. Segundo a montadora, a gama compreende duas unidades de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv, para o 330i. Além de outros dois motores, a diesel, de quatro cilindros, com 150 cv (318d) e 190 cv (320d). Há ainda mais um motor a diesel, de seis cilindros em linha, apto a entregar 265 cv e disponível para a versão 330d.
O novo BMW Série 3 Sedan também utiliza uma série de sistemas inovadores de assistência à condução capazes de fazer com que ele também assuma um papel de liderança rumo à condução autônoma. Entre os itens de série destacam-se os alertas de colisão e pedestre (Collision and Pedestrian Warning) e a função City Braking, responsável por avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores. (Diário da Região)