Jornal do Carro
O novo March brasileiro está sendo desenvolvido pela Nissan, e deverá chegar às lojas até o ano que vem. Diferentemente do que ocorreu com o atual, o novo não será mais um carro mundial.
A atual geração mundial do March foi revelada há cerca de dois anos. Na época, o então presidente da Nissan, Carlos Ghosn, já havia dito que o carro é muito caro para o mercado nacional.
Mahindra
A Mahindra veio ao Brasil em 2008 e ficou até 2015. Com carros de gosto visual duvidoso, montava em Manaus, onde era fora de mão em questão de logística e onde havia desconto apenas para a produção de motos. O grupo, como um todo, é gigantesco e tem operações de carros e motos, entre outras coisas. No Brasil, sua ‘presença’ se dá pelo retorno da SsangYong, de quem é a atual proprietária.
Novo March
Por isso, o novo March será um carro desenvolvido no Brasil. Ele deverá usar a mesma base atual modelo, e passar por reestilização.
Ainda não há informações sobre os motores do novo March. Atualmente, todos os modelos da Nissan feitos em Resende (RJ) usam um 1.0 ou 1.6. Além do hatch, são produzidos nessa planta o Versa e o Kicks.
Tudo sobre a Nissan
O SUV, carro mais vendido da Nissan no Brasil, terá, entre 2020 e 2021 uma versão elétrica. Essa será a solução oferecida pela marca para deixar o Kicks mais esperto, além de mais econômico.
O Kicks, porém, não pode ser recarregado na tomada. Suas baterias são recarregadas por recuperação de energia ou por meio de um pequeno motor a combustão, que funciona como gerador.
Assim, como o novo March brasileiro não terá versão elétrica – ao menos por ora -, o mais provável é que mantenha ao menos o 1.6 – não há informações sobre desenvolvimento de um novo propulsor pela montadora.
Vendas
As vendas do March atual estão baixas para um carro que está no segmento mais importante do Brasil, o de hatches compactos. No ano passado, ele somou pouco mais de 11 mil emplacamentos.
Atrás dele, só ficaram modelos como Peugeot 208 e Citroën C3, que não têm versão 1.0.
Novo March
O resultado é abaixo do esperado para um carro que está no mesmo segmento do líder do mercado, o Chevrolet Onix, que somou cerca de 210 mil unidades vendidas em 2008.
Além disso, rivais diretos como Fiat Argo e Volkswagen Polo modernizaram o segmento, e ficaram entre os dez mais vendidos do ano passado. (Jornal do Carro)