Carros elétricos são o futuro do setor automobilístico

Panorama Offshore

 

Apesar de apresentar alguns desafios, os carros elétricos vêm, cada vez mais, se firmando no mercado e confirmando a tese de serem o futuro do setor automotivo. Além destes, os carros híbridos também estão se destacando no mercado. Há perspectivas de que os carros elétricos e híbridos receberão incentivos fiscais no Brasil.

 

Junto com as tendências dos autônomos, da conectividade e do compartilhamento, o carro elétrico pode ser a maior mudança no setor automobilístico global, se tornando, ainda, o ápice da tecnologia na área de transporte.

 

A caminho desse longo percurso, a tendência é de que o Brasil invista no setor e promova incentivos fiscais para os carros elétricos e híbridos. Esse investimento estimularia a fabricação destes veículos em território nacional.

 

O alto custo dos carros movidos a eletricidade é a maior dificuldade do seu desenvolvimento no setor – especialmente a bateria –, devido ao preço elevado da tecnologia, por a mesma ainda não ser produzida em alta escala. Além da fabricação, outro tópico que deve ser avaliado está relacionado à geração de energia para o carregamento das baterias elétricas, quando houver um número significativo destes automóveis em circulação nas ruas.

 

Ainda que seja uma excelente abertura de portas para o desenvolvimento econômico e sustentável do País, o Brasil carece de investimentos em áreas de maior prioridade (educação, saúde e segurança públicas) do que no setor elétrico. Esse fator cria barreiras ainda maiores para que sejam concretizadas essas transformações no mercado nacional. (Panorama Offshore)