Volks prevê volta ao lucro no País em 2019

O Estado de S. Paulo

 

A Volkswagen está perto de voltar a lucrar com sua operação no Brasil e espera que a virada ocorra já em 2019, afirmou nesta quarta-feira, 23, o chefe global de operações da montadora, Ralf Brandstätter, durante visita a São Paulo.

 

A confiança do executivo se sustenta na recuperação da economia e nos carros que a Volkswagen pretende lançar este ano, com destaque especial para o T-Cross, principal aposta da marca para vender bem no segmento de utilitários esportivos, conhecidos pela sigla em inglês SUV e que tem sido o que mais cresce do mercado. “Preparamos a base para isso e a equipe está agora executando. Então, por que não (voltar a lucrar em 2019)?”, disse.

 

Volkswagen

 

O presidente da Volkswagen para a América do Sul e Caribe, Pablo Di Si, que também participou da conversa, disse que a empresa só não voltou a lucrar ainda por causa da recente crise da Argentina, para onde a operação brasileira envia a maior dos carros destinados à exportação. “Estamos muito perto de voltar a fazer dinheiro.”

 

As promessas dos executivos da Volkswagen voltar a lucrar no Brasil foram feitas dias depois de uma das suas principais concorrentes, a GM, que fabrica carros da Chevrolet, ter sinalizado que poderia deixar o mercado da América do Sul caso não voltasse a lucrar na região em 2019, depois de anos seguidos de prejuízo. O recado partiu da presidente global da americana, Mary Barra, e foi repassado aos funcionários brasileiros por Carlos Zarlenga, líder da operação no Mercosul.

 

Di Si, da Volkswagen, afirmou que a empresa também tem créditos do ICMS disponíveis, mas que são “pontuais”. Disse ainda que não pretende iniciar nenhuma negociação com o governo estadual para recebê-los no momento. A montadora terminou 2018 na segunda posição do mercado de automóveis no Brasil.

 

Parceria com Ford

 

O chefe global de operações da Volkswagen evitou dar detalhes sobre a recente parceria global com a Ford para produção de veículos comerciais. Por enquanto não há nada previsto para o Brasil. Segundo o que já foi anunciado, as duas montadoras vão compartilhar a plataforma de uma picape média, com vendas começando em 2022.

 

O principal destaque da América Latina no trabalho conjunto será a produção da picape Amarok, da Volkswagen, na mesma plataforma da Ranger, da Ford. A picape média será produzida na Argentina e chegará ao mercado brasileiro em 2022. A parceria vem em um momento em que montadoras vêm tentando cortar custos, muitas vezes por meio de parcerias. Na quarta-feira, a Ford Motor anunciou prejuízo líquido de US$ 116 milhões no quarto trimestre de 2018. No mesmo período de 2017, a montadora havia registrado lucro de US$ 2,5 bilhões.

 

Brandstätter, no entanto, garantiu que os planos da montadora para o Brasil não serão alterados. “A estratégia definida para o Brasil continuará sendo seguida”, disse. O plano de investimento da montadora para o País, anunciado no fim de 2016, é de R$ 7 bilhões até o ano que vem. (O Estado de S. Paulo/André Ítalo Rocha)