AutoPapo
Se você que sempre abastece o seu carro flex com gasolina começar a notar que esse combustível não tem rendido tanto, saiba que pode estar sendo enganado.
Toda vez que você abastece o seu carro flex, tem um bom costume de anotar o consumo: andei tantos quilômetros, gastei tantos litros. Divide um pelo outro, tá aí quantos quilômetros o carro faz por litro. Se você tem um carro flex e só abastece com gasolina, para aproveitar a maior autonomia, aproveitar que o consumo da gasolina é menor do que o do etanol, você sabe perfeitamente quantos quilômetros o seu carro faz por litro.
De repente, e não mais que de repente, você roda com o carro, vai fazer as contas e percebe assustado que…”ué, o consumo subiu muito! O meu carro fazia 12 quilômetros por litro, agora fez 9,5 ou fez 10. Eu não botei mais peso no carro, eu não estou andando em outras estradas, não mudou a topografia da cidade onde eu rodo com ele. Por que subiu o consumo? Tem alguma coisa errada”.
Sabe o que pode estar errado? Você pode ter abastecido num posto cujo dono é desonesto: ele pegou o álcool e acrescentou na gasolina. Ou seja, ao invés daqueles 27% de etanol previstos pelo governo, o dono do posto jogou, não sei mais quantos litros no tanque e a gasolina passou a ter 35%, 40% e 50% de álcool.
Mas o seu carro não vai protestar? Não vai falhar? Não vai tossir? Não, o seu carro é flex, ele pode ser abastecido só com gasolina, só com etanol ou com a mistura dos dois. Então, o que faz o dono do posto? Ele mesmo já faz o flex, sabe como é? Joga etanol no tanque subterrâneo de gasolina. Porque o seu carro não vai protestar, mas o seu bolso vai, no final do mês.
Muito cuidado: se de repente consumo de gasolina do seu flex subir, pode começar a duvidar do posto onde você abasteceu da última vez. (AutoPapo/Boris Feldman)