HERE Technologies lança índice sobre mobilidade em 38 cidades do mundo

Futuretransport

 

Um panorama de como as pessoas se deslocam diariamente em cidades densamente povoadas poderá ser observado, ainda que de maneira parcial, a partir do novo “Índice de Mobilidade Urbana”, que passa a ser feito pela empresa de localização HERE Technologies a partir de uma ferramenta online interativa que visualiza a mobilidade urbana em 38 cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Para a primeira edição do índice, a empresa usou como base dados próprios e de código aberto para avaliar as cidades em vários indicadores. Isso inclui não apenas congestionamento e tempo gasto no trânsito, mas também a velocidade, eficiência, automação e a acessibilidade econômica da rede de transporte público de cada localidade. Também foram avaliadas as cidades em termos da prevalência de seus espaços verdes, implantação de zonas de baixa emissão e a disponibilidade de pontos de carregamento de veículos elétricos e compartilhamento de bicicletas.

 

“O Índice de Mobilidade Urbana fornece uma nova lente através da qual podemos explorar a mobilidade urbana em diferentes cidades”, disse Peter Kürpick, vice-presidente executivo e diretor de plataforma da HERE Technologies. “As métricas que escolhemos baseiam-se em uma ampla gama de dados para mostrar onde as principais cidades estão fornecendo mobilidade urbana para seus cidadãos e visitantes”, explica Kürpick.

 

São Paulo, uma das cidades mais congestionadas

 

O novo índice mostra, por exemplo, que São Paulo está em 35º lugar em congestionamento de tráfego, entre as 38 cidades que fazem parte do acompanhamento, e que o município tem apenas 6% de áreas verdes.

 

O conteúdo pode ser acessado pelo link https://urbanmobilityindex.here.com/ (Futuretransport)