Futuretransport
Um panorama de como as pessoas se deslocam diariamente em cidades densamente povoadas poderá ser observado, ainda que de maneira parcial, a partir do novo “Índice de Mobilidade Urbana”, que passa a ser feito pela empresa de localização HERE Technologies a partir de uma ferramenta online interativa que visualiza a mobilidade urbana em 38 cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.
Para a primeira edição do índice, a empresa usou como base dados próprios e de código aberto para avaliar as cidades em vários indicadores. Isso inclui não apenas congestionamento e tempo gasto no trânsito, mas também a velocidade, eficiência, automação e a acessibilidade econômica da rede de transporte público de cada localidade. Também foram avaliadas as cidades em termos da prevalência de seus espaços verdes, implantação de zonas de baixa emissão e a disponibilidade de pontos de carregamento de veículos elétricos e compartilhamento de bicicletas.
“O Índice de Mobilidade Urbana fornece uma nova lente através da qual podemos explorar a mobilidade urbana em diferentes cidades”, disse Peter Kürpick, vice-presidente executivo e diretor de plataforma da HERE Technologies. “As métricas que escolhemos baseiam-se em uma ampla gama de dados para mostrar onde as principais cidades estão fornecendo mobilidade urbana para seus cidadãos e visitantes”, explica Kürpick.
São Paulo, uma das cidades mais congestionadas
O novo índice mostra, por exemplo, que São Paulo está em 35º lugar em congestionamento de tráfego, entre as 38 cidades que fazem parte do acompanhamento, e que o município tem apenas 6% de áreas verdes.
O conteúdo pode ser acessado pelo link https://urbanmobilityindex.here.com/ (Futuretransport)