Honda deixa de fazer carros em Sumaré e enfim inaugura Itirapina

Carpress

 

Encravada entre Rio Claro e São Carlos, a paulista Itirapina deve deixar de ser conhecida apenas por sua tradicional feira de aviação e pela promessa de uma linha de produção de automóveis da Honda no Brasil, anunciada há anos, mas paralisada pelo arrefecimento da economia brasileira.

 

É que, gradativamente, a partir do início de 2019, com conclusão prevista para 2021, a marca japonesa deverá realizar uma mudança na estrutura de produção de automóveis no Brasil tendo como foco o fortalecimento e a sustentabilidade dos negócios de automóveis.

 

Assim, visando reforçar a competitividade do negócio para os próximos anos, a Honda decidiu iniciar a operação da fábrica de Itirapina com a transferência da produção de automóveis de Sumaré para a nova planta. A unidade de Sumaré será então um centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo.

 

Segundo a empresa, apesar de o mercado local apresentar certa recuperação, as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado. Com base no cenário atual, será preciso fortalecer a estrutura de produção de automóveis para garantir a sustentabilidade do negócio.

 

Assim, a Honda Automóveis passará a produzir todos os modelos locais na fábrica de Itirapina, que será equipada com tecnologia mais atualizada. A unidade também apresenta ganhos em sustentabilidade. Exemplo disso é o processo de pintura a base d’água que, aliado ao uso de menor quantidade de tinta, é menos poluente.

 

Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção do Fit. Os funcionários de Sumaré serão transferidos para Itirapina – uma distância de aproximadamente 120 km.

 

Em Sumaré permanecerão atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias. (Carpress/Luís Perez)