Autos Giros
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando sua operação no México para inaugurar, no primeiro trimestre de 2019, uma nova linha de produção em sua fábrica na cidade de Querétaro. A nova estrutura servirá para a retomada da montagem de chassis de Ônibus MAN com especificações voltadas ao mercado do país. Ainda como parte desse plano, a empresa acaba de instalar um novo centro logístico e segue aumentando suas vendas de veículos especiais para atender sob medida o cliente mexicano.
“Vamos completar 15 anos no México e esses investimentos demonstram a maturidade de nossa operação no país. Duplicamos nosso volume de produção no último ano, com a modernização da linha já existente e a introdução de novos modelos de caminhões e ônibus VW. Agora é a hora de dar o próximo passo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro da Diretoria do Grupo TRATON.
Aumento de 15% na capacidade de produção
Com a nova linha, a fábrica mexicana vai ter uma capacidade de produção quase 15% superior, chegando a 6 mil veículos por ano. A expansão vai representar também a localização dos chassis MAN RR3 e RR5, vindos em kits completamente desmontados da fábrica da MAN na Alemanha. Antes importados, a decisão de retomar a montagem local é tática para o melhor planejamento dos volumes e para atender às demandas de modelos no mercado mexicano.
“Essas iniciativas vão apoiar a posição competitiva das nossas marcas no país e vão respaldar nossos objetivos de crescimento e internacionalização”, avalia Leandro Radomile, diretor geral da operação mexicana da montadora. O executivo revela ainda que o empreendimento é fruto das sinergias promovidas pelo Grupo TRATON, do qual faz parte a VWCO assim como a MAN. As duas marcas trabalharam em conjunto para capacitação dos novos colaboradores contratados e dimensionamento da produção.
Demanda de veículos especiais
Os chamados veículos sob medida, que vêm com customização para atender o cliente, já representam uma parcela significativa do volume de produção da fábrica mexicana em um ano de oferta no mercado pela montadora, com a inauguração de seu centro exclusivo de otimizações, a BMB.
Os principais requerimentos são para transmissão automatizada V-Tronic e inclusão de quinta-roda. Grande parte do volume se destina à Heineken, que adquiriu lote de 547 veículos. E esse know-how no segmento de distribuição de bebidas já rende também recente negociação de 229 caminhões para o Grupo Modelo, da AB InBev.
Ao todo, a nova linha de montagem vai ocupar uma área de 1.500 metros quadrados dentro do prédio atual da fábrica. Contará ainda com cinco postos produtivos, empregando cerca de 15 pessoas, e para a maior otimização do espaço vai compartilhar as áreas de inspeção de qualidade com os demais modelos montados em Querétaro.
Novo centro logístico
Para possibilitar esse incremento, a fábrica mexicana acaba de colocar em atividade seu primeiro centro logístico. Localizado no mesmo parque industrial da fábrica, está a cerca de 600 metros de distância, em um armazém exclusivo com 4.200 m2, para abrigar o estoque de componentes, que antes ficava na área da nova linha.
As estruturas já contemplam desde sua criação o conceito de flexibilidade de montagem tradicional da Volkswagen Caminhões e Ônibus para responder rapidamente às oscilações do mercado. Vêm equipadas também com modernos equipamentos eletrônicos e pneumáticos para os apertos e controle de torque, garantindo a acuracidade durante todo o processo.
E a rastreabilidade é alta ao longo de toda a linha de montagem: todas as informações são armazenadas em tempo real na rede da VWCO para assegurar o cumprimento e facilitar a checagem das especificações determinadas para cada modelo.
Tecnologias verdes
Menos de dois meses após iniciar os testes com caminhão elétrico em São Paulo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança ainda mais em seu portfólio com tecnologias mais sustentáveis. Desta vez, com novidades para o México.
A fabricante tem uma equipe dedicada a desenvolver veículos movidos a gás em sua fábrica no país da América do Norte. Por lá, eles já conceberam as primeiras 20 unidades dos chassis de ônibus Volksbus 17.280 e 18.280 OT, das quais duas estão envolvidas em testes de rodagens.
“Nosso centro mundial de desenvolvimentos fica na fábrica de Resende, no estado do Rio. Agora em nova fase de internacionalização, dedicamos uma equipe no México para se consolidar como referência em veículos a gás”, conta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro da diretoria do Grupo TRATON.
Unidades do Constellation 24.280 movido a gás natural comprimido vão entrar em operação em fase de testes esta semana na distribuição de bebidas do México, equipando as frotas das cervejarias Heineken e Modelo. (Autos Giros)