Diário do Transporte
Os emplacamentos de ônibus entre janeiro e novembro deste ano tiveram elevação de 27,45%, com 17.201 unidades na comparação com mesmo período de 2017, quando foram emplacados 13.496 ônibus.
Os números são da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que reúne representantes de 51 associações de marcas de automóveis, e foram divulgados nesta segunda-feira, 03 de dezembro de 2018.
De acordo com profissionais de revendas e montadoras, uma conjunção de fatores pode explicar os resultados positivos, mas o principal deles é a recuperação gradual da economia brasileira e do nível de confiança.
Há, entretanto situações mais específicas, como a obrigatoriedade de os ônibus rodoviários saírem de fábrica com as plataformas elevatórias, o que pode deixar os veículos de 15% a 30% mais caros. Para escapar dos preços maiores, empresários de ônibus anteciparam algumas compras planejadas.
As eleições e as perspectivas em relação ao desenrolar de algumas licitações aqueceram, por sua vez, os segmentos de micro-ônibus e ônibus urbanos.
Entre outubro e novembro, a queda nos emplacamentos foi de 10,13%, em parte explicada pelo desaquecimento esperado para o segundo semestre e pela quantidade de feriados prolongados em novembro.
Entre as marcas, segundo a Fenabrave, no acumulado do ano, a Mercedes-Benz lidera com 59,2% de participação no mercado nacional de ônibus seguida de Volkswagen Caminhões & Ônibus (17,03%) e de Marcopolo (miniônibus Volare), com 9,9%. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)