Bauru recebe segundo ônibus elétrico BYD/Marcopolo

Diário do Transporte/Alexandre Pelegi

 

A cidade de Bauru recebeu nesta quarta-feira, dia 21 de novembro de 2018, o segundo ônibus elétrico que vem se integrar à frota do transporte coletivo municipal.

 

Os dois ônibus 100% elétricos foram fabricados pela montadora chinesa BYD e têm carroceria Marcopolo. Os veículos foram adquiridos pelas empresas concessionárias locais “Cidade Sem Limites” e “Grande Bauru”, pertencentes ao Grupo Constantino.

 

O primeiro ônibus BYD D9W/Marcopolo chegou no dia 31 de agosto à cidade, e começou a circular em setembro, fazendo a linha “Nobuji Nagasawa-Centro”, diariamente, das 6h às 19h.

 

O segundo veículo, antes prometido para outubro, chegou somente hoje à cidade, e foi entregue oficialmente à tarde no Terminal Rodoviário.

 

A previsão é que passe a circular nos próximos dias na linha “Dutra/Marilu – Shopping”. A linha foi definida pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) graças à boa demanda de usuários, bem como por seu itinerário possuir vias mais compatíveis aos chassis mais baixos do modelo BYD D9W.

 

O prefeito Clodoaldo Gazzetta, quando anunciou os ônibus 100% elétricos para Bauru em agosto deste ano, afirmou que a entrada em operação dos dois veículos seria um modelo embrionário de transporte público sustentável, “que certamente, será o modelo adotado pelas principais cidades do mundo nos próximos 30 anos”.

 

As garagens das empresas “Cidade Sem Limites” e “Grande Bauru” já estavam desde então com as bases de recarga de bateria instaladas.

 

Detalhes do ônibus BYD D9W

 

O BYD D9W tem capacidade para transportar 32 pessoas sentadas e 38 em pé, incluindo espaço para cadeirante. Movidos a bateria de ferro-lítio, os ônibus têm autonomia de 250 quilômetros.

 

O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento.

 

Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, juntos equivalem a 402 cavalos e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.

 

O Chassi possui o conceito Low Entry, ou seja, não existem degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão.

 

Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo.

 

A suspensão pneumática integral, por outro lado, proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros.

 

Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas.

 

A coluna de direção regulável permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando assim questões de ergonomia.

 

Vantagens ambientais

 

Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOx e 1,152 kg de material particulado, os dois maiores vilões para a saúde pública.

 

Esses valores se referem a comparação aos ônibus diesel novos, Euro 5, com rodagem média de 6.000kms/mês. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)