Zero Hora
A polarização política, as dificuldades da economia e as incertezas do futuro passam longe do Salão do Automóvel de São Paulo. As principais montadoras instaladas no país e os importadores mostram o melhor do setor automotivo global com destaque para os carros elétricos e híbridos, modelos conceituais e os últimos lançamentos nacionais e estrangeiros.
Pelos corredores do São Paulo Expo, o otimismo motiva os executivos pela retomada do crescimento da produção e vendas e a expectativa de que o próximo ano apresentará bons resultados.
O primeiro dia da visitação do salão pelos jornalistas marcou a apresentação de diversos carros conceito nacionais e também o começo da pré-venda de carros elétricos.
McLaren
Mclaren Senna o modelo de rua mais radical ousado e completo produzido pela montadora inglesa é um dos sucessos do Salão. Também está exposto o fórmula 1, com que Ayrton Senna ganhou o GP de Monza de 1990.
GM Bolt
O Bolt EV e o Camaro conversível são os destaques do estande da General Motors. O Chevrolet Bolt EV tem autonomia média de 380 quilômetros e será vendido no mercado brasileiro por R$ 175 mil. O novo Camaro desembarca no país na versão SS cupê e conversível com aperfeiçoamentos na performance do motor 6.2 V8 de 461 cv. A General Motors também anunciou que a partir de 2019 seus carros terão internet de alta velocidade.
Fiat Fastback
O carro-conceito Fastback é a atração da Fiat que traz para o Expo São Paulo sua linha de veículos renovada. Com investimentos de R$ 8 bilhões até 2023, lançará 30 novos carros incluindo também motorizações. O Fastback mostra a visão da Fiat para seus futuros modelos, e pelo menos gerará três diferentes veículos. A montadora de Betim lançou o novo conceito de serviços diferenciados da Fiat Professional e ainda a primeira Concessionária Digital do País.
Kia Stinger GT
O Stinger GT, o Rio, o Picanto GT, os híbridos Niro e Optima e o elétrico Soul EV estão entre os 14 lançamentos da Kia. Apresentado por Emerson Fittipaldi, o Sting GT traz motor turbo e acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Jeep
Os novos jipe Wrangler e o utilitário esportivo Cherokee movimentam o estande da Jeep. Redesenhado, o novo Cherokee conta com motor 2.0 turbo de 272 cv e câmbio automático de oito velocidades, além de mais conectividade.
Ford Terrytory
O Edge ST, o EcoSport sem estepe na tampa traseira, a Ranger Storm e o Mustang são as apostas da Ford no Salão do Automóvel. A norte-americana mostra também o Fusion híbrido plug-in e o conceito Territory, importado da China, e que poderá chegar ao mercado brasileiro. O EcoSport Titanium terá opção com pneus com sistema Run Flat Tire que pode rodar 80 quilômetros a velocidade de 80 km/h mesmo furado.
Volkswagen
No maior estande do Expo São Paulo, a nova Volkswagen mostra carros conceitos, modelos elétricos e amplia seu programa de lançar 20 novos veículos até 2020. Em 2019 chegará ao país o Golf GTE. Das novidades nacionais, o destaque é o utilitário esportivo compacto T-Cross, que será produzido em São José dos Pinhais – PR. A montadora mostra ainda conceituais como a picape Tarok e o elétrico. Até 2025, a Volkswagen produzirá um milhão de carros elétricos por ano.
Audi
Os A6, A7, A8, Q8 e RS 4 Avant estão entre os modelos renovados da Audi. A montadora alemã mostra também o e-tron, seu primeiro carro elétrico que desembarcará no país no próximo ano, quando a Audi terá 13 novos modelos incluindo reestilizações.
Toyota
Veículos futuristas e inovadores chamam a atenção no estande da Toyota que reforça a campanha para uma sociedade inclusiva e sustentável, com investimentos em tecnologia híbrida para trazer mais mobilidade aos centros urbanos. O Concept-i é o protótipo de um veículo equipado com inteligência artificial. Mostra também o Yaris X Way que estará no mercado em 2019 e a Hilux GR, modelo da GAZOO Racing no Brasil, em edição limitada de 420 unidades.
Mercedes-Benz
Alta performance, tecnologia e sofisticação são os apelos dos carros da Mercedes-Benz. O Concept EQ antecipa a nova geração de veículos 100% elétricos da marca combinando design, elegância e tecnologia elétrica inteligente. A experiência das pistas transposta para as ruas e estradas está no ONE Mercedes-AMG. O Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ é mais um avançado utilitário esportivo. Os novos Classe A, AMG G 63 Edition 1, E 53 4Matic, AMG GLC 63 4 Matic e o Smart EQ Forfour também, estão entre as novidades.
Honda
O novo Accord é o principal modelo da Honda que mostra sua linha completa de modelos, incluindo o HR-V Touring, equipado com motor turbo, o mesmo do Civic Touring. A japonesa mostra avançadas tecnologias de desempenho, conforto, conectividade e segurança.
Nissan
A pré-venda da nova geração do Leaf, com melhor desempenho, maior autonomia e mais conectado, foi anunciada pela Nissan. A marca japonesa mostra também a linha de picapes Frontier, agora montadas na Argentina.
Renault Symbioz
A Renault começou a venda do Zoe no país. O modelo 100% elétrico tem autonomia de 300 quilômetros e custa R$ 149 mil. A francesa expõe também o conceitual Symbioz, sua visão para a mobilidade futuro em 2030.
BMW
A BMW Group traz, entre outros modelos, dois carros inéditos para o Brasil que se tornam destaque no Salão do Automóvel: a BMW Série 8 e o novo X5. O Série 8 Coupé, a linha X5, além dos elétricos i3 e i8, a BMW expõe esportivos equipados com potentes motores turbo. Reestilzado, o X5 traz motor quadriturbo diesel de 400 cv combinado com câmbio automático de oito velocidades e tração integral xDrive.
Porsche
Os novos Macan e 911 GT3 RS puxam as novidades da Porsche que conta ainda com os Novos Cayenne Turbo, 718 Boxster GTS e 911 Carerra T. O 911 GT3 RS é um dos carros mais rápidos produzidos pela marca. Traz a tecnologia de competição para as ruas.
Hyundai
O Ioniq elétrico que também tem opções híbrida e híbrida plug-in é a novidade da Hyundai, com faróis em LED, desenvolvido para uma mobilidade limpa e com conexão inteligente. A sul-coreana tem também os Vision Grand Turismo N2025, Creta, Santa Fé, Azera e Elantra e o HB20 Motorsport, inspirado nos carros de corrida grid, com motor 1.6, câmbio manual, suspensões dianteiras e traseiras, rodas com 15″ de diâmetro. (Zero Hora/Gilberto Leal)