Porsche apresenta Novo Macan e 911 GT3 RS em SP

Revista Torque

 

A Porsche apresentou, durante sua coletiva oficial no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, seus destaques ne maior evento do setor automotivo da América Latina. A fabricante, com sede em Stuttgart, na Alemanha, exibe o Novo Porsche Macan e o superesportivo Porsche 911 GT3 RS, além de outros modelos da marca.

 

Após a exibição oficial do Novo Macan, em Paris, o modelo chega ao Brasil como um dos pontos altos da marca alemã no Salão de São Paulo. Verdadeiro sucesso comercial, a expectativa é superar os volumes de vendas dos anos anteriores, de acordo com os executivos da companhia.

 

Outro grande lançamento do Salão, o Porsche 911 GT3 RS – modelo que superou o tempo de volta do 918 Spyder na desafiadora pista de Nürburgring – tem tudo para ser o destaque nos quesitos exclusividade e performance.

 

Durante o Salão de São Paulo, estarão expostos também o Novo Cayenne Turbo, 718 Boxster GTS, 911 Carerra T, entre outros. Todos os modelos podem ser encomendados nos nove Porsche Centers distribuídos pelo Brasil e durante a exposição no estande da marca.

 

Com mais de 350 mil unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2014, o Novo Macan chega ao Brasil com adaptações no design e maior conectividade. Ele inaugura um visual ainda mais esportivo e moderno, com detalhes que se alinham ao Porsche 911.

 

A dianteira do Novo Macan foi retrabalhada para parecer ainda mais robusta. Possui faróis que utilizam a tecnologia LED e, com o opcional Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS – sistema de luzes dinâmico), que pode ser usado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa. Mas é na traseira que se verifica a grande mudança: a faixa luminosa tridimensional e os quatro pontos das luzes de freio ilustram os típicos elementos do atual design da Porsche.

 

No interior, o Novo Macan estreita a relação com o 911 com o volante esportivo GT como opcional. Além disso, ele também oferece opcionalmente o novo pacote Sport Chrono – agregando o seletor para quatro modos de condução e a tecla Sport Response. A fim de oferecer maior conforto aos condutores, agora o novo SUV da marca possui para-brisa aquecível e um ionizador para melhorar a qualidade do ar.

 

A Porsche traz para o Novo Macan um moderno sistema de comunicação, o PCM (Porsche Communication Management). Agora, o console central passa a contar com uma tela touch screen de 10.9 polegadas. E assim como em outros carros da marca – caso do Cayenne e Panamera -, a interface pode ser personalizada e pré-definida.

 

Na área de comodidade, o Macan traz mudanças também no Traffic Jam Assist* – assistente de engarrafamento, que oferece controle de cruzeiro adaptativo em viagens de até 60 km/h. O sistema apresenta não apenas aceleração e frenagem parcialmente automáticas, mas pode também comandar a direção em situações de trânsito ou tráfego lento.

 

O chassi também foi otimizado e passa a contar com acerto que proporciona maior neutralidade, garantindo a estabilidade e aperfeiçoando a experiência de dirigibilidade. Os pneus são de uso misto e as rodas possuem novos desenhos, tanto em 20 como em 21 polegadas. A motorização é um 2.0 turbo de 252 cv e 370 Nm de torque, atuando em conjunto com o câmbio PDK de dupla embreagem e 7 velocidades.

 

O Novo Macan tem preço público sugerido a partir de R$ 329.000,00. A pré-venda já está disponível com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2019.

 

Depois de marcar expressivos 6min56s4 no mítico circuito de Nürburgring, o 911 GT3 RS chega ao Brasil para desempenhar o papel de ser um dos carros mais rápidos que a Porsche já produziu em todos os tempos.

 

Seu motor de seis cilindros boxer aspirado de quatro litros gera impressionantes 520 cv e 470 Nm de torque. A potência máxima chega em 8.250 rpm, mas a rotação sobe até incríveis 9.000 rpm. Com o sistema PDK de dupla embreagem e sete marchas, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3s2 e a sua velocidade máxima é de 312 km/h.

 

Voltado à performance, o 911 GT3 RS possui teto de magnésio e componentes aerodinâmicos específicos que reforçam a tecnologia de competição incorporada a um carro esportivo homologado para uso urbano. O ajuste do aerofólio traseiro – específico do RS – aumenta a força descendente para um total de 144 kg a 200 km/h, por exemplo.

 

As rodas são de 20 polegadas com pneus de dimensão 265/35 no eixo dianteiro – que oferecem velocidade e aderência, enquanto rodas de 21 polegadas com pneus 325/30 no eixo traseiro ampliam a tração. O eixo traseiro direcional intensifica a agilidade nas curvas e proporciona uma pilotagem ainda mais agressiva.

 

Todos os sistemas de chassi ativo do 911 GT3 RS são especialmente ajustados. No sistema de suspensão ativa PASM, o motorista pode escolher entre dois programas. O modo normal é projetado para a direção esportiva em vias públicas e para circuitos em pistas molhadas. O ajuste do modo “Sport” oferece suporte à aceleração lateral máxima e a melhor tração possível em um circuito com pista seca.

 

Os freios PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake) são itens de série para o mercado brasileiro e reforçam a potência de frenagem do veículo. Os discos de freio, compostos de ceramica perfurados, têm diâmetro de 410 milímetros na dianteira e 390 milímetros na traseira. Já as pinças – de identificação amarela – são de seis pistões no eixo dianteiro e quatro pistões no traseiro, o que garante o funcionamento excepcional mesmo quando submetidos a altas cargas e frenagens consecutivas. O 911 GT3 RS tem preço público sugerido a partir de R$ 1.242.000,00. (*Item não disponível para o mercado brasileiro). O 911 GT3 RS tem preço público sugerido a partir de R$ 1.242.000,00. (*Item não disponível para o mercado brasileiro). (Revista Torque)