Portal Autoo
Muitos motoristas se esquecem de que o interior do veículo precisa ser mais limpo que o exterior – é dentro do carro que você está se deslocando, respirando, sentando-se…
No interior do automóvel, há componentes como bancos de couro, de pano, plásticos, carpetes, que podem ser contaminados pelos restos de alimentos, poeiras, pelos de animais, dejetos, entre outros detritos capazes de causar mau cheiro e provocar doenças respiratórias e de pele. Além disso, o descuido prolongado com a parte interna do veículo deixa o carro desvalorizado para uma possível revenda.
Confira abaixo algumas dicas dos especialistas do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para ajudá-lo na tarefa de manter a parte interna do seu carro em ordem:
Teto
Na hora de limpar o teto, em primeiro lugar remova o acúmulo de poeira com uma escova macia e um pano seco. Logo em seguida, você pode utilizar um pano e uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante (borrifador) de cima para baixo na higienização.
Estofados
Os estofados abrangem uma área maior do interior do veículo, por isso estão mais propensos à sujeira. O procedimento para limpar o teto também pode ser usado na higienização dos bancos, mas com cuidado redobrado, pois a espuma retém a água com mais facilidade. Para remover a sujeira mais pesada, você pode utilizar um aspirador automotivo ou algum que você use em casa. Nos bancos de couro, evite produtos químicos para não causar manchas indesejáveis; de preferência, nesses casos, use só pano úmido e detergente neutro com água.
Secagem
A limpeza do interior do veículo requer alguns cuidados especiais para que a tarefa traga benefícios em vez de mais problemas. Dentro do automóvel, jamais utilize água corrente para fazer a higienização. Use sempre panos úmidos. Ainda assim, você deve limpar rapidamente as áreas, para que a água não se infiltre nas partes de tecido ou de espuma.
Depois de fazer a limpeza, é importante deixar o interior do carro secar por cerca de duas horas, com as portas e janelas abertas. A secagem pode ser feita dentro da garagem ou sob sol brando — nesse último caso, desde que a lataria já esteja seca. Quando o interior do carro não fica bem seco, é comum aparecer cheiro de mofo mais tarde.
Painel de instrumentos
A limpeza dessa área deve ser feita com bastante cuidado, evitando que a água entre nos componentes elétricos. Procure fazer a limpeza do painel com um pano úmido com detergente. Geralmente, como vários painéis possuem muitas partes plásticas, alguns proprietários gostam de passar silicone para dar brilho nelas. Só não passe esse produto no volante e na alavanca de câmbio para não os deixar escorregadios.
Tapetes
A limpeza dos tapetes, se forem de borracha, pode ser feita com água, detergente neutro e uma escova para tirar a sujeira mais grossa, deixada pelos calçados. Lembre-se de tirar os tapetes do interior do veículo e fazer a limpeza desses itens fora. Deixe os tapetes secarem bem antes de recolocá-los no carro.
Tapetes de carpete exigem o uso do aspirador de pó e de um pano úmido. O carpete costuma demorar mais tempo para secar totalmente, por isso, sempre que possível, deixe os tapetes expostos ao sol após a limpeza.
Vidros
Os vidros podem guardar resíduos de gordura e suor na parte interna e sujeiras mais resistentes na parte externa. A limpeza deve ser feita utilizando produtos próprios, como limpador para vidros e um pano úmido, pelo menos uma vez por semana.
Carpetes
Aspire todo o carro. Não deixe de alcançar a região debaixo dos pedais, bancos e cantos por todo o automóvel para recolher e descartar toda a sujeira, migalhas e lixo que restaram no assoalho. Se você deixar muito lixo para trás, quando começar a lavar o carpete, não vai estar fazendo uma limpeza de verdade.
Escolha um produto de limpeza para o carpete e uma boa escova. O método é o mesmo, independentemente do produto escolhido. Até mesmo o sabão em pó funciona bem nesse caso. Procure uma escova de cerdas macias para passar o xampu no tecido do carpete.
Limpe o carpete. Aplique um pouco de xampu de limpeza em spray na superfície e deixe-o agir por cerca de dez minutos. Depois, vá esfregando a escova devagar e sistematicamente. Lembre-se de fazer movimentos circulares, que são os ideais para remover a sujeira e a fuligem. Se necessário, repita o procedimento em áreas com manchas ou mais sujas.
Enxágue o carpete. Com um pano molhado, umedeça os locais ensaboados tentando absorver o máximo de xampu que conseguir. Não se esqueça de que você não pode molhar muito o carpete, pois a umidade pode provocar o surgimento de mofo embaixo dele. Basta que se consiga tirar o máximo possível de xampu. (Portal Autoo)