AutoPapo
O Ford Focus está com os dias contados. Em maio de 2019, toda a linha do modelo, composta pelas versões hatch e sedã, vai deixar de ser fabricada em Pacheco, na Argentina. Como a fábrica localizada no país vizinho abastece vários mercados da América do Sul, inclusive o Brasil, será o fim da gama por aqui também. A informação foi confirmada pela subsidiária local da multinacional.
Segundo a Ford, a decisão de tirar a linha Focus de linha está ligada à baixa demanda por hatches e sedãs médios, tanto no Brasil quanto na Argentina, que constituem os maiores mercados sul-americanos. Esses dois segmentos vem sendo canibalizados pelos SUVs, que caíram nas graças dos consumidores.
Fenômeno semelhante aconteceu nos EUA, onde a marca já anunciou que enxugará sua linha de carros de passeio, em prol de utilitários e picapes. Desse modo, a linha Focus continuará sendo oferecida apenas na Europa e na Ásia. Vale lembrar que, nesses mercados, o modelo acabou de ser completamente reprojetado. A Ford, porém, descartou a vinda dessa nova geração para o Brasil e a Argentina.
No Brasil, as vendas do Ford Focus vêm patinando há alguns anos. De janeiro a agosto deste ano, a configuração hatch somou apenas 2.210 emplacamentos no Brasil. O sedã teve resultado um pouco melhor, mas ainda muito tímido: somente 3.131 exemplares foram comercializados. Por outro lado, o SUV EcoSport, que tem preços semelhantes, chegou a 22.129 unidades vendidas no mesmo período.
Trajetória do Ford Focus no Brasil
A saída do Ford Focus do mercado constitui notícia triste para um grupo pequeno, mas fiel, de compradores. O modelo celebrizou-se em todo o mundo pela ótima dirigibilidade, proporcionada pela suspensão traseira multibraço. A atual geração, porém, adquiriu má-fama no mercado devido a falhas na transmissão automatizada Powershift.
Na América do Sul, a gama está na terceira geração: todas foram produzidas em Pacheco, na Argentina. A primeira chegou ao mercado no ano 2000 e impressionou pelo design incomum para os padrões da época. A descontinuação da produção do Focus marca o fim da bem-sucedida linha de hatches médios da Ford, que no Brasil começou com o Escort, vendido de 1983 até 2003. (AutoPapo/Alexandre Carneiro)