FCA, Nissan e Honda anunciam novos recalls

AutoIndústria

 

Mais três montadoras – FCA, Nissan e Honda – anunciaram recalls nesta última semana de setembro. No caso da Fiat Chrysler Automóveis, o problema é o sensor de seleção das marchas do câmbio automatizado dos modelos Argo, Mobi, Grand Siena, Weekend, Strada, Cronos, Uno e Palio, num total 11.669 unidades envolvidas.

 

Foi detectado, segundo a montadora, que a eventual falha do sensor, com o veículo em movimento, poderá acarretar a mudança inesperada da marcha para a posição neutro (ponto morto), provocando, consequentemente, a perda da força motriz do motor. Se isso ocorrer, ficam comprometidas as condições de dirigibilidade do veículo, o que aumenta o risco de colisão, além de possibilitar a ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

 

Estão envolvidos os veículos Argo motor 1.3 e Mobi 1.0 ano/modelo 2018, Grand Siena e Weekend com motor 1.6, ano/modelo 2017 e 2018, Strada motor 1.8, ano/modelo 2017, Cronos motor 1.3 ano/modelo 2018 e 2019, Uno motor 1.3 ano/modelo 2107 e 2018 e Palio motor 1.6 ano/modelo 2017. Os proprietários poderão agendar a verificação do sensor a partir de segunda-feira, 1º de outubro, e, se necessária, ele será substituído.

 

O tempo estimado de reparo é de aproximadamente uma hora e a verificação dos números de chassis envolvidos está disponível no site www.fiat.com.br ou pela Central de Serviços ao Cliente Fiat no telefone 0800 707 1000.

 

Com relação ao recall da Nissan, a convocação envolve os proprietários dos veículos March e Versa, fabricados entre março e novembro de 2017, que terão de agendar em uma concessionária da marca, também a partir de segunda-feira, 1, a substituição do interruptor do sistema de ignição.

 

A Nissan informa tem ter detectado a possibilidade de terem ocorridos danos superficiais durante o processo de fabricação da mola do sistema do interruptor de ignição, responsável por manter a chave na posição “ligado”. Caso sejam adicionados chaveiros e/ou acessórios à chave original do veículo, haverá uma carga extra no interruptor e, em casos raros, pode ocorre a mudança da posição “ligado” da ignição enquanto o veículo estiver em movimento, ocasionando o desligamento do motor. Isso poderá causar acidentes com lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, aos ocupantes e/ou terceiros. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 011 1090.

 

Airbags

 

O recall da Honda abrange 66.915 unidades dos modelos Fit e City ambos ano/modelo 2014 e fabricados em 2013 e, mais uma vez, envolve airbags defeituosos fornecidos pela Takata. Em comunicado divulgado na quinta-feira, 27, a empresa anuncia que o atendimento aos proprietários destes veículos terá início no dia 8 de outubro.

 

Segundo a Honda, no caso de uma colisão frontal de intensidade moderada ou severa, situação em que os airbags são acionados, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador, o que pode, eventualmente, causar a projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo, atingindo seus ocupantes. Em situações extremas, o defeito pode causar lesões graves e até mesmo fatais aos ocupantes e terceiros, além de causar danos materiais. Para maiores esclarecimentos, os proprietários podem consultar o site www.honda.com.br/recall ou telefonar para a central de atendimento no 0800 701-3432. (AutoIndústria)