Metra colocou em operação sua frota verde no Dia Mundial Sem Carro

Tribuna do Norte

 

Como parte de suas ações de preservação ambiental e conscientização da sociedade para a redução de emissão de poluentes, a Metra, operadora do Corredor ABD, na Grande São Paulo, colocou em operação dia 22 deste mês (setembro), Dia Mundial Sem Carro, a sua frota verde, composta por mais de 115 ônibus movidos por combustíveis de fontes renováveis, como trólebus, híbridos e 100% elétricos. O objetivo foi de contribuir para a redução de emissões e colaborar com a mobilidade urbana, incentivando as pessoas a conhecerem um exemplo bem-sucedido de transporte público de passageiros.

 

Entre os ônibus elétricos, híbridos e trólebus que compõem a frota da Metra, podemos destacar três modelos fabricados pela Eletra: o Dual-Bus híbrido e elétrico puro de 13,2m de comprimento; o e-Bus, 100% elétrico, articulado de 18m de comprimento, desenvolvido pioneiramente no Brasil, e o Dual-Bus híbrido e trólebus, articulado de 23m de comprimento.

 

Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra, a utilização do Dual-Bus tem superado as expectativas, sobretudo na redução de emissões e na qualidade de vida da população e dos passageiros. “Um dos principais diferenciais do modelo é a sua flexibilidade, pois no modo híbrido consegue operar reduzindo emissões e em áreas de interesse garante emissão ZERO no modo elétrico, sem necessidade de nenhuma infraestrutura para recarga, visto que as baterias são recarregadas na frenagem do veículo”, enfatiza a executiva.

 

O Dual-Bus Eletra é considerado a melhor proposta tecnológica para o transporte urbano por poder circular em diferentes configurações, como híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro. Configurado para circular no Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra Transportes, possui 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros. O veículo é movido por um avançado conjunto de baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre a carroceria. Na versão elétrico puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa, macia e potente, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera.

 

O e-Bus Eletra é elétrico puro de 18m de comprimento, com sistema de ar-condicionado e piso baixo. Tracionado por um motor elétrico, cuja única fonte de energia é o banco de baterias instalado no veículo, pode operar em qualquer sistema viário. É o mesmo sistema de tração de um trólebus comum, porém sem a necessidade de rede aérea externa. Esse modelo integra o conceito mais moderno dos veículos elétricos, pois as baterias recebem recargas de oportunidade nos intervalos de operação. As recargas de oportunidade otimizam o investimento no sistema, já que aumenta a autonomia e diminui o tamanho do banco de baterias.

 

O ônibus Eletra Dual-Bus híbrido e trólebus, articulado de 23m de comprimento, está em operação há dois anos faz a linha metropolitana entre o município de Diadema, no ABC, e a região da Berrini, na zona Sul da Capital Paulista. Tem capacidade de transportar 153 passageiros e chassi articulado de quatro eixos, com um motor elétrico e um gerador, formado por um motor veicular movido a diesel de cilindrada reduzida de 12 para 7 litros.

 

Na versão trólebus, a novidade é o sistema pneumático de recolhimento das alavancas coletoras de energia. Nos trólebus comuns, as hastes no teto que se ligam à rede aérea de energia são recolhidas manualmente. No Dual-Bus elas podem ser acionadas diretamente pelo motorista no painel. O ônibus, assim, se desconecta da rede aérea e passa a mover-se por suas próprias baterias sem interromper a viagem.

 

O “Dia Mundial Sem Carro” é uma data internacional, criada em 1997, na França, e tem como objetivo estimular as pessoas que utilizam o automóvel todos os dias a experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o carro. Também visa a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e a dependência da sociedade em relação ao carro ou motocicleta.

 

Sobre a Metra

 

A Metra, uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação ABC, é referência mundial e possui frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias sustentáveis, como os trólebus e o elétrico puro, que não emitem CO2, e os veículos elétricos híbridos com baixa emissão de CO2.

 

Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br). (Tribuna do Norte/Fernando Siqueira)