McLaren Senna, um superestar no Salão do Automóvel de São Paulo 2018

Zero Hora

 

Os superesportivos mais rápidos, famosos e exclusivos do mundo estarão no 30º Salão do Automóvel de São Paulo ao lado dos carros das tradicionais montadoras presentes no mercado brasileiro. A Marca Senna confirmou a supermáquina britânica que homenageia o saudoso piloto Ayrton Senna, o McLaren Senna.   Também estarão nos pavilhões do São Paulo Expo, ícones globais como a Ferrari 488 Pista, Lamborghini Urus, Maserati Levante Trofeo e o Rolls-Royce Cullinan.

 

Protótipos, carros-conceito e showcars movimentarão os estandes dos expositores no São Paulo Expo Center, de 8 a 18 de novembro. Pelo envolvimento, a carreira e a memória de Ayrton Senna, o McLaren Senna promete ser a principal atração do maior evento automotivo da América Latina e um dos principais do Mundo.

 

O modelo de rua mais radical, ousado e completo produzido pela montadora inglesa estará no estande da marca Senna, no Vip Dream Lounge. Também será exposto o  Fórmula 1 que após vencer o GP de Monza de 1990, Ayrton Senna ganhou numa aposta com Ron Dennis, o MP4/5.

 

A presença do McLaren Senna no Salão do Automóvel foi confirmada nesta terça-feira (18) pela responsável da Marca Senna, Bianca Senna.  A executiva destacou o desejo de trazer o superesportivo para “os fanáticos por carro e os fãs de Ayrton Senna possam vê-lo mais de pertinho”.

 

Desenvolvido para definir um novo padrão dos esportivos derivados das inspirado no comportamento que identificou o brasileiro tricampeão mundial de F 1, o novo McLaren Senna é o carro de estrada mais rápido na história da McLaren. Acelera de 0 a 200 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h.

 

O V8 4.0 biturbo de 800 cv e força (torque) de 80 kgfm atua com câmbio de sete marchas, dupla embreagem e transmissão contínua. O superesportivo traz tecnologias desenvolvidas nas pistas como o corte na ignição para trocas mais rápidas de marchas.

 

Também a aerodinâmica de chassi que combina a revolucionária suspensão desenvolvida para o McLaren P1 ajustando a altura do solo e a pressão de acordo com a velocidade. Como nos monopostos da Fórmula 1, o generoso aerofólio traseiro se reposiciona acompanhando a velocidade. O monocoque e a carroceria são em fibra de carbono.

 

O interior combina fibra de carbono e couro ou Alcantara.  O volante é de três raios. O console no centro do teto traz os comandos de portas, janelas, botão de partida e do modo Race entre outras funções. As portas se movimentam para cima e contam com amortecedores.

 

As 500 unidades em produção pela McLaren Automotive, em Woking, na Inglaterra, foram todas vendidas. As três destinadas ao mercado brasileiro custaram cerca de R$ 8 milhões cada uma e a primeira deverá chegar no primeiro semestre de 2019.

 

Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, 0 30º Salão do Automovel de São Paulo, ocorrerá de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expocenter com a participação da Anfavea, a entidade dos fabricantes, e da Abeifa, que reúne importadores e fabricantes. Além da mostra do cobiçados carros, haverá  uma área de  23 mil metros quadrados destinados para test-drives. Também terá o Drive Experience, e o projeto  O futuro da mobilidade urbana, apresentará e discutirá projeto destinado a discussões e apresentação de novas tecnologias e soluções no setor de mobilidade. (Zero Hora/Gilberto Leal)