Pneus usados de ônibus viram obras de arte espalhadas por cidade paulista

Portal R3

 

Pneus de ônibus usados e que poderiam ser descartados ganham vida e viram obras de arte com pinturas de 20 artistas plásticos e grafiteiros de diferentes locais do Brasil. Essas criações fazem parte do projeto “Giro da Arte SBCTrans”, uma exposição inédita que será lançada no próximo dia 20 de setembro, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, em comemoração aos seus 20 anos de atividades, a SBCTrans, empresa que se dedica ao transporte de passageiros no município paulista.

 

A exposição “Giro da Arte SBCTrans” é uma ação cultural, social e ambiental, com obras de arte – criadas por diferentes artistas em uma tela de fibra de lã de vidro, colocada no centro de uma estrutura (moldura) formada por pneus de ônibus – que destacam, com criatividade e imaginação, as principais práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, adotadas pela SBCTrans ao longo de sua história. Durante os dias 21 e 22 de setembro, as 20 peças artísticas serão apresentadas na Pinacoteca de São Bernardo do Campo e depois expostas durante um mês em diferentes locais da cidade, como Praça Brasil, Parque Estoril e pista de skate, entre vários outros, estrategicamente escolhidos em parceria com a Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo. Após esse período as obras serão leiloadas e o valor será destinado para o Fundo Social de Solidariedade.

 

De acordo com Milena Braga Romano, diretora executiva da SBCTrans e principal incentivadora de programas sociais da empresa, o objetivo do “Giro da Arte SBCTrans” é inspirar nas pessoas atitudes simples de sustentabilidade e presentear a cidade, levando arte e cultura aos munícipes, com foco nas ações de preservação ambiental e sustentabilidade que a operadora de transportes tem realizado ao longo dos seus 20 anos de atuação.

 

“Queremos comemorar os 20 anos de prestação de serviços à população de toda a região do ABC com arte, cultura e de forma festiva e descontraída. A escolha em transformar pneus que iriam para descarte em obras de arte demonstra o nosso foco e a preocupação com a educação, a sustentabilidade e a prevenção ambiental”, destaca Milena Romano. As 20 obras de arte são assinadas por artistas, como Alexandre Truff, Binho, Subtu, entre outros.

 

Tradição de sustentabilidade e preservação ambiental

 

A comemoração dos 20 anos com a utilização de pneus que não podem mais ser utilizados dá ênfase à tradição da SBCTrans de sustentabilidade, preservação ambiental e de realizar ações para conscientização dos seus colaboradores e dos habitantes da região.

 

Milena Braga Romano salienta as ações da empresa em defesa da sustentabilidade, como os programas de redução da emissão de gases poluentes por intermédio de revisões e regulagens frequentes dos veículos e da renovação da frota. Lembra que, no mês passado, em comemoração do aniversário da cidade, modernizou a frota com 30 novos veículos para o atendimento à população.

 

Os programas de sustentabilidade envolvem também o reuso de água, usada para lavagem dos veículos, que diariamente poupa 60 mil litros da rede pública, entre outras ações.

 

Como importante programa ambiental, Milena Braga Romano ressalta a horta orgânica onde funcionários, de forma voluntária, plantam e colhem diversos tipos de hortaliças, legumes e temperos naturais que incentivam os hábitos alimentares, tornam os espaços mais agradáveis e mantêm as pessoas mais próximas da natureza.

 

Serviço

Exposição “Giro da Arte SBCTrans”

Data: 21 e 22 de setembro, das 10:00 as 18:00 horas

Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Rua Kara, 105 – Jardim do Mar

 

A partir de 24 de setembro a exposição estará espalhada pela cidade. Saiba os locais em facebook.com/sbctransoficial. (Portal R3)