Estradão
A Volvo Trucks está debruçada em um desenvolvimento de uma solução de transporte de carga, no qual a operação caberá a caminhões elétricos e autônomos conectados entre eles e a uma central de controle. Vera é o nome do veículo que dá os primeiros passos em direção ao que a fabricante acredita ser um complemento para os serviços logísticos do futuro.
De acordo com a Volvo, o objetivo de longo prazo é oferecer o Vera às empresas que cumprem deslocamentos contínuos entre centrais logísticas. Seu desenvolvimento se prestará para tarefas regulares e repetitivas, caracterizadas por distâncias relativamente curtas, com grandes volumes de mercadorias e alta precisão de entrega.
“Nosso sistema pode ser visto como uma extensão das soluções avançadas de logística que muitas das indústrias de hoje já aplicam”, conta Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks. “Em lugares como portos e centros logísticos, penso que teremos maior precisão na entrega, bem como maior flexibilidade e produtividade. As atuais operações são geralmente organizadas de acordo com as horas do trabalho diurno, mas uma solução como o Vera abre a possibilidade de operação contínua, o que pode reduzir as pilhas nos estoques e aumentar a produtividade geral”.
A Volvo acredita que o crescimento das cidades e, consequentemente, da população, aumenta os desafios para resolver questões como congestionamentos, poluição e ruído. Também o aumento do consumo, o rápido crescimento do e-commerce e a escassez crescente de motorista impõem demandas por soluções por um transporte mais eficiente.
A operação imaginada pela Volvo será feita pelos Vera conectados na nuvem e a uma central de controle de transporte, que monitorará continuamente o processo, desde a localização dos veículos, a posição de outros usuários na estrada, o conteúdo da carga, autonomia das baterias, dentre outros parâmetros. Como em um processo de produção industrial, a velocidade e o fluxo serão adaptados para evitar esperas desnecessárias e aumentar a precisão da entrega.
“Tudo indica que a necessidade global de transporte continuará a aumentar significativamente na próxima década”, diz Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. “Se quisermos atender à essa demanda de maneira sustentável e eficiente, precisamos encontrar novas soluções para garantir o bom fluxo de mercadorias, além de precisarmos explorar melhor a infraestrutura existente.”
O Vera ainda não passa de um conceito, mas Volvo se utiliza da realidade atual para dar forma ao que vem pela. O veículo, por exemplo, utiliza a mesma tecnologia de propulsão presente nos caminhões elétricos da empresa, já disponíveis comercialmente na Europa.
O projeto de desenvolver uma solução autônoma tira o motorista da cabine do caminhão. Para Karlsson, porém, o Vera é um complemento para as operações logísticas e no cenário projetado pela Volvo a necessidade de condutores habilidosos será ainda maior.
“Acredito firmemente que a tecnologia impulsiona a prosperidade e leva a sociedade adiante. Em muitas fábricas, hoje, partes da produção são altamente automatizadas, enquanto outras ainda precisam ser operadas por pessoas. A indústria de transportes evoluirá da mesma maneira. Haverá um nível maior de automação onde se faz sentido, como para as tarefas repetitivas. Isso, por sua vez, impulsionará a prosperidade e aumentará a necessidade de motoristas de caminhão em outras aplicações”. (Estradão)