Segs
A Scania anuncia a venda no Brasil do seu primeiro ônibus equipado com o sistema de segurança ADAS. A Nena Viagens, de Franca (SP), foi a compradora e a Casa Scania Escandinavia, de Ribeirão Preto (SP) a responsável pelo negócio. O modelo escolhido foi um K 400 6×2, que fará fretamento de turismo pelo estado de São Paulo e, oportunamente, pelo território nacional.
O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.
“Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro. A Scania é inscansável em disponibilizar ferramentas que aumentem a segurança dos seus ônibus”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “A Nena Viagens está de parabéns por pensar, ainda mais, no seu passageiro. Temos certeza que os resultados positivos desta primeira unidade surpreenderão a empresa e se multiplicarão para o restante da frota”.
“Essa venda mostra que proporcionamos ao nosso cliente as mais modernas tecnologias embarcadas de segurança. Para ele representa mais valor para o seu negócio. Nossa equipe está muito feliz por ter sido a primeira a vender um ônibus com o ADAS”, diz Fernando Cantador, diretor de Veículos Novos da Casa Scania Escandinavia de Ribeirão Preto. “A Nena Viagens é um dos grandes influenciadores do segmento de ônibus rodoviário da região, e temos um relacionamento que ao longo do tempo vem se fortalecendo”.
De acordo com Cantador, esta primeira venda vai estimular outras oportunidades. “Temos uma perspectiva de crescimento das vendas de ônibus em 2018 para nossa região devido a renovação e ampliação de frotas. E, neste sentido, as novas tecnologias que a Scania disponibiliza serão protagonistas, entre elas o ADAS. Estamos no caminho certo.”
Tradicional cliente Scania
A frota da Nena Viagens perfila nove ônibus, sendo 100% Scania. A história de parceria, com o apoio irrestrito da Escandinavia, é de longo tempo. Quem conta é Fabiano Herker de Sousa, sócio-proprietário da Nena Viagens. “Atuamos em todo o território nacional, temos uma marca de mais de 40 anos de experiência no mercado e por isto precisamos de um ônibus robusto, econômico e confiável. Encontramos na Scania tudo o que precisamos”, diz Sousa.
“Nosso passageiro está sempre em primeiro lugar e pensando desta forma investimos nesta tecnologia para aumentar a segurança e o conforto. O ADAS nos possibilita prevenir acidentes e evitar os problemas decorrentes”, explica. Os benefícios para o negócio também são relevantes. “Para a Nena agrega maior credibilidade dos usuários e eles passam a ver nossa operação com ainda mais confiança. Além de ser um diferencial para o fretamento do veículo, aumentando o valor contratado.”
“Estamos muito honrados por termos o primeiro ônibus Scania equipado com o ADAS no Brasil e entrar para a seleta história da empresa. Também nos sentimos felizes pela Scania disponibilizar esta tecnologia no mercado, pois já o conhecíamos da Europa. Isso nos trouxe grande interesse a partir do momento em que soubemos da homologação nacional”, conclui Sousa.
Tecnologia para máxima segurança
O sistema ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.
O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro. (Segs/Carlos Biagini)