Volksbus no Programa Caminho da Escola

Estradão

 

Uma das grandes marcas da história da Volksbus foram os chassis construídos para o Programa Caminho da Escola. Até hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de estudantes nos lugares mais remotos do Brasil. A montadora tem a maior frota do programa, graças ao portfólio desenvolvido especialmente, que possui baixo custo operacional e robustez sob medida. Os chassis para o transporte escolar são dotados de moderna tecnologia e conceitos de acessibilidade, como a plataforma para dispositivo móvel (DPM), para passageiros com restrições de locomoção. A MAN Latin America é parceira do Programa Caminho da Escola desde sua criação, há onze anos.

 

O reaquecimento da economia do país vem ajudando a alavancar a produção de ônibus. A MAN Latin America anuncia que venceu licitação para a entrega de 3.400 ônibus ao programa do governo federal Caminho da Escola.

 

Os modelos poderão ser adquiridos até abril de 2019 para o transporte de alunos da educação básica da rede pública. O volume do contrato é 56% maior que as vendas totais de chassi da fabricante em 2017, quando registrou 2.180 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias.

 

Na programação estão contemplados ônibus e micro-ônibus baseados nos chassis Volksbus 8.160 ODR, 8.160 OD (piso alto) e 15.190 ODR com capacidades para 29, 30 e 59 pessoas, respectivamente. Produzidos na fábrica de Resende (RJ), os veículos terão carrocerias da Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), e Neobus, de Duque de Caxias (RJ).

 

A Volksbus é a maior parceira do programa, criado em 2007 sob tutela do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao longo de 11 anos, a montadora já forneceu 16.000 unidades, a maior participação no programa, atendendo por volta de 5.000 municípios no transporte de mais de 3,5 milhões de crianças.

 

Frequentemente destinados para atuar em áreas remotas atendidas pelo programa, os Volksbus saem de fábrica com suspensão reforçada e mais elevada, pneus de uso misto, bloqueio no diferencial, ângulos de entrada e de saída maiores, além de dispositivos de poltronas móveis para acessibilidade de crianças com mobilidade reduzida.

 

“Desenvolver veículos que já permitiram o acesso de milhões de estudantes à educação é extremamente gratificante”, resume Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America. “Sem dúvida, coroa a trajetória de 25 anos da família Volksbus, evidenciando o know-how brasileiro de produção”. (Estradão)