Futuretransport
A Ford apresentou o Cargo 3031 8×2, primeiro modelo da marca com essa configuração. O novo caminhão, indicado para o transporte intermunicipal e rodoviário de médias e longas distâncias, tem segundo eixo direcional original de fábrica e oferece grande versatilidade em suas diferentes configurações.
Está disponível com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, ampliando o espaço útil para carga. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).
“Com o novo Cargo 3031 8×2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6×2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.
Como oferta de lançamento, o Cargo 3031 8×2 conta com um programa de financiamento subsidiado, com entrada de 20% e pagamento em 48 meses com taxa de 0,96%. O plano, na modalidade de crédito direto ao consumidor, inclui uma carência de 90 dias para o pagamento da primeira prestação.
A marca também oferece um pacote especial de manutenção para o modelo com três opções de contratos Ford Service, que podem incluir desde revisões e itens de desgaste até assistência completa.
O novo Cargo 8×2 tem peso bruto total homologado de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg e pode ser equipado com diversos tipos de implemento, desde baú, carga seca, sider e guindaste até graneleiro e tanque.
Com um trem de força Cummins ISB 6.7 de 306 cv, o modelo conta com a tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), que favorece a economia e a performance. Seus avanços incluem turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, novos bicos injetores, filtro de ar e sistema de refrigeração de alta capacidade.
O novo caminhão tem transmissão com comandos a cabo, que, de acordo com a montadora, oferece engates mais leves, suaves e precisos e operação silenciosa. Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) proporcionam mais estabilidade e segurança ao caminhão.
Cargo 3031 8×2
O Cargo 3031 8×2 oferece a opção da transmissão automatizada Torqshift, com recursos que otimizam o desempenho, a economia e a segurança do veículo, com mais conforto para o motorista. Além de dois modos de condução – Performance e Economia –, ela conta com piloto automático, função “Low”, assistência de partida em rampa e indicador de marchas no painel.
A montadora afirma que a nova transmissão automatizada vem sendo muito bem recebida pelo mercado e já responde por cerca de 50% das vendas dos modelos em que está disponível. A Ford anunciou também a ampliação da linha com o futuro lançamento de sete novos modelos Torqshift, com tração 4×2 e 6×4. (Futuretransport)