Volkswagen é acusada de causar seca no México

Jornal do Carro

 

A Volkswagen do México está sendo acusada de causar seca na região de Puebla. De acordo com agricultores locais, a montadora alemã utiliza canhões antigranizo, como forma de proteger a lataria de veículos novos estacionados em seus pátios externos. Dependendo da intensidade, chuva de granizo pode amassar a lataria.

 

O dispositivo empregado pela montadora em sua fábrica mexicana emite ondas no céu que teoricamente seriam capazes de impedir a formação de pedras de gelo. De acordo com reportagem do jornal Washington Post, não há evidência científica de que os canhões tenham o poder de alterar as condições climáticas e de reduzir a formação de granizo. Por isso, sua utilização tem sido criticada.

 

Enquanto isso, de sua parte os agricultores da região afirmam que os canhões estão inibindo as chuvas, e causando pesadas perdas nas plantações.

 

Ao Washington Post, a Volkswagen do México declarou que “está comprometida em manter boas relações e um diálogo aberto com seus vizinhos”. Em seu comunicado, a montadora informou que “após se reunir com autoridades locais (e discutir) sobre como proteger veículos de tempestades de granizo em nossa fábrica de Puebla, iremos suspender a operação automática do dispositivo antigranizo perto de nosso pátio de estacionamento, e vamos acioná-lo apenas no modo manual quando as condições meteorológicas indicarem que a chuva de granizo é iminente”.

 

Agricultores pedem indenização à Volkswagen

 

A montadora acrescentou que irá instalar redes sobre os carros como forma principal de proteção, e que deverá utilizar os canhões como “ferramenta secundária”.

 

Segundo a agência France Presse, os agricultores afirmam que os canhões antigranizo da Volkswagen resultaram em perdas de aproximadamente 5 mil acres de plantio, ao inibir a precipitação de chuva na região, que costuma começar em maio.

 

À AFP, o líder dos agricultores locais, Gerardo Perez, disse que os canhões antigranizo estariam “afetando os ciclos da Terra”. Quando o sistema está em funcionamento, “o céu literalmente fica limpo e simplesmente não chove”, afirmou.

 

Como forma de compensação para cobrir os prejuízos, os agricultores estão pedindo que a Volkswagen pague aproximadamente US$ 4 milhões (mais de R$ 16 milhões). (Jornal do Carro)