Workshop discute oportunidade dos veículos elétricos e autônomos no Brasil

Frota & Cia

 

Em uma ofensiva para mostrar o posicionamento global da Daimler em relação aos veículos elétricos e autônomos, a Mercedes-Benz do Brasil promoveu hoje, na sede da empresa em São Bernardo do Campo (SP), um workshop sobre o tema voltado para a imprensa especializada.

 

Marcos Andrade, gerente de Produto Caminhão, destacou que a companhia se prepara, cada vez mais, para a introdução de caminhões e ônibus elétricos e autônomos no País. “Porém, existem ainda muitas questões a serem equacionadas para que isso aconteça a contento” ressalta o executivo. Ele cita, entre outras, a autonomia adequada dos elétricos para cada operação, o custo, o ciclo de vida e a recarga das baterias, a infraestrutura necessária para a operação dos veículos elétricos e autônomos e a viabilidade técnica e comercial de ambas as alternativas.

 

Em sua exposição, Marcos Andrade lembrou que a Daimler é pioneira em veículos elétricos, desde a apresentação do primeiro ônibus híbrido OE 302 e o OE 305 Die Batterien, em 1969. Em 2010, a empresa mostrou o protótipo do modelo Fuso eCanter na Europa que, a partir do ano que vem, começa a comercializado em larga escala. O mesmo se dá com o Mercedes-Benz eActros que chegará ao mercado em 2021, junto com o E-Fuso Vision One, entre outros exemplos.

 

No tocante aos veículos autônomos, a Daimler está também bastante avançada do ponto de vista tecnológico. Em 2014 a empresa fez a exibição do Mercedes-Benz Future Truck 2025, o primeiro de caminhão de condução autônoma da marca. Dois anos depois foi a vez do Mercedes-Benz Future Bus circular em um sistema BRT na Holanda, sem auxílio do motorista.

 

“Essas tecnologias inovadoras chegarão ao mercado num futuro que está cada vez mais próximo”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Enquanto isso, a Mercedes-Benz acredita que o melhor para o Brasil, no curto e no médio prazo, é a combinação de soluções com os motores a diesel, combustíveis alternativos e tração elétrica”, completa o executivo.

 

A afirmação é uma resposta à Volkswagen Caminhões e Ônibus que anunciou dois dias atrás o fechamento de um contrato com a Cervejaria Ambev, para fornecimento de 1.600 VW eDelivery de propulsão 100% elétrica, até o ano de 2023.

 

“Quando os clientes pedirem e o mercado estiver suficientemente maduro para operar com caminhões e ônibus elétricos e autônomos, nós estaremos prontos para atender todas as suas demandas”, rebate o vice-presidente da Mercedes-Benz, confiante na capacidade tecnológica da marca. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)