CAF anuncia compra da Solaris e promete ampliar tecnologia de ônibus elétricos

Diário do Transporte

 

A espanhola CAF – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles, uma das maiores multimacionais do segmento metroferroviário, anunciou a compra da fabricante polonesa Solaris Bus & Coach.

 

E a promessa é ampliar a tecnologia dos veículos, em especial elétricos à bateria e os trólebus, para atender às demandas das cidades por transportes menos poluentes.

 

Em nota divulgada pela CAF, o presidente da empresa, Andrés Arizkorreta, disse que o negócio faz parte da estratégia de diversificação de atuação e para dar uma resposta às buscas cada vez maiores por transportes sustentáveis em todo o mundo, abrindo novos mercados.

 

“O investimento da CAF no Solaris confirma nosso compromisso com a visão de crescimento lucrativo e abre novos mercados estratégicos à CAF”

 

O executivo ainda diz que a intenção é manter a marca Solaris.

 

“Juntamente com o Solaris, criaremos um líder em soluções de mobilidade urbana para além do material circulante, particularmente no segmento de e-mobilidade. Queremos continuar usando e desenvolver a valiosa marca da Solaris e manter seu caráter polonês. A combinação do know-how de ambas as empresas em produção, design, tecnologia e serviços, juntamente com o histórico da Solaris em inovação de produtos de ônibus, nos permitirá atender melhor nossos clientes enquanto criamos valor para os acionistas”.

 

Já a presidente e CEO da Solaris Bus & Coach, Solange Olszewska, disse que o negócio é oportunidade de a empresa ampliar a atuação global, abrindo mercado mais países.

 

“Eu acredito fortemente que a CAF tem a visão certa para a empresa e será capaz de desenvolver o potencial da Solaris em escala global. Estou confiante de que este acordo está em plena sintonia com tudo o que conseguimos desde que a empresa foi fundada há 22 anos e eleva o Solaris para um nível mais elevado de desenvolvimento”.

 

A Solaris fabrica ônibus convencionais a diesel, movidos a GNV, mas se destaca com os ônibus elétricos à bateria e trólebus.

 

Fundada em 1996, a Solaris atua em mais de 700 cidades de 32 países, com unidades na Polônia, Alemanha, Itália, Escandinávia e os países bálticos.

 

No ano passado, a Solaris entregou 1.397 ônibus e o modelo elétrico Solaris Urbino recebeu na Europa, o título “Ônibus do Ano”.

 

Inicialmente, com o negócio, a CAF quer ampliar participação na Europa Central e Ocidental.

 

Depois, o objetivo é levar a Solaris onde a CAF já tem atuação.

 

Apesar de não citar textualmente a América Latina, nos planos para a Solaris, a CAF deve expandir a presença da produtora de ônibus onde possui uma estrutura de vendas e plantas fabris. No Brasil, a CAF tem planta em Hortolândia, no interior de São Paulo.

 

Na nota, a CAF fala em plano estratégico e em sinergia com a Solaris, tanto para tecnologia como comercialmente.

 

A transação posicionará o CAF Group como um dos líderes no segmento urbano na Europa. Também abrirá novas oportunidades para os negócios de ferrovias urbanas da CAF na Europa Central e Oriental e fortalecerá seus serviços, equipamentos de tração elétrica e projetos de sistemas de transporte, ao mesmo tempo em que proporcionará uma oportunidade de entrar e crescer em novas áreas relacionadas à mobilidade.

 

No segmento de ônibus, e complementar ao trabalho empreendido nos últimos anos pela subsidiária Vectia da CAF no desenvolvimento de soluções de transporte elétrico urbano e híbrido, o acordo com a Solaris permitirá que o alargado Grupo CAF ofereça a mais ampla e completa gama de produtos na alta -crescimento do mercado, especialmente no segmento de e-mobilidade.

 

A decisão da CAF, alinhada com seu Plano Estratégico 2017-2020, aumentará sua capacidade tecnológica para oferecer soluções integradas de transporte para um portfólio ainda maior de clientes.

 

Também deve ser notado que a complementaridade de negócios do Solaris e do CAF Group, com um grande número de clientes em todo o mundo, permitirá sinergias potencialmente significativas, como a capacidade de oferecer uma oferta mais completa aos clientes, maior força tecnológica e financeira para participar com sucesso em grandes licitações, bem como economias de escala em compras e desenvolvimento tecnológico (P & D).

 

O Enterprise Value of Solaris é estimado em pouco mais de € 300 milhões, com o valor final a ser determinado no fechamento da transação com base nos ajustes relevantes. Esse valor resulta em uma razão PER para o Solaris com base nas estimativas de 2018 abaixo do índice 2017 da CAF.

 

A transação, que envolve a aquisição de todas as ações da Solaris, será financiada principalmente por dívida adicional da CAF, e permanece sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação das autoridades antitruste da Polônia e da Alemanha, esperadas para setembro de 2018. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)