Transposul debate o futuro do caminhão elétrico

LogWeb

 

Uma novidade que deve revolucionar o mercado. A MAN, marca de caminhões e ônibus do grupo Volkswagen, apresentou durante a 20ª Feira e Congresso Transposul detalhes do seu caminhão elétrico que foi já exibildo na Alemanha e que tem previsão de chegar ao mercado em 2020. O veículo foi desenvolvido pela filial brasileira e será voltado para entregas nos mercados da América Latina e da África.

 

– Quando falamos em cidade, pensamos em baixa emissão de CO2. Dentro das cidades consideramos como uma área muito mais rigorosa em termos de emissão de poluentes e ruído. Nas chamadas “green zone”, como centro de São Paulo, por exemplo, acreditamos muito no potencial de veículos totalmente elétricos. Imaginem, por exemplo, a coleta de resíduos, que tem horários limitados por conta do barulho e o caminhão elétrico é uma solução muito eficiente – explicou o vice-presidente de Planejamento Estratégico de produto e Digital Office da MAN Volkswagen, Leandro Siqueira.

 

O e-Delivery é o primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil equipado com um motor que entrega 80 kW (109 cv) de potência, combinado com transmissão automática. A energia é gerada por bancos de bateria de íon-lítio, quer permitem uma autonomia de até 200 km. A frenagem também ajuda a produzir energia para o motor e sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração.

 

A 20ª TranspoSul

 

Feira e Congresso de Transportes e Logística ocorre entre 27 e 29 de junho no pavilhão E do Fundaparque, em Bento Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas no site transposul.com. (LogWeb)